segunda-feira, 18 fevereiro 2019
Capa » ARTÍSTICA & CULTURAL » 19ª Reculuta da Arte Nativa de Vila Nova do Sul – Um sonho se tornando realidade
Imagem extraída do Google

19ª Reculuta da Arte Nativa de Vila Nova do Sul – Um sonho se tornando realidade

Reculuta da Arte Nativa de Vila Nova do Sul retorna em 2019

Após 11 anos sem realizar edições do festival, CTG Sincero Lemes realizará a 19ª edição da Reculuta da Ate Nativa.

A decisão do retorno da 19ª edição foi tomada no dia 2 de agosto de 2018, onde com a realização da primeira reunião, nas dependências do galpão do CTG Sincero Lemes, foi escolhida a Pré-Comissão que ficará responsável pela organização e realização do festival.

Na ocasião, compareceram membros da atual patronagem, sócios fundadores, ex-patrões, pessoas que foram responsáveis por setores em antigas Reculutas, o Excelentíssimo Prefeito Municipal José Luiz Camargo de Moura, o Secretário Municipal de Cultura Tarciso Machado Luz, demais segmentos da sociedade, e o tradicionalista Sincero Brites, considerado idealizador e “Pai da Reculuta da Arte Nativa de Vila Nova do Sul”.

A noite foi de boas lembranças, conversas sobre o que acontecia nas antigas edições, e entre elas, surgiram nomes de artistas como César Oliveira, Rogério Melo, Ita Cunha, Jean Kirchhoff, André Teixeira, Análise Severo, Juliana Spanevelo, Fernanda Lopes, Edilberto Bérgamo, entre outros, que muito viveram à Reculuta ainda como concorrentes, isso quando por aqui, nosso palco recebiam shows de César Passarinho, Mano Lima, Wilson Paim, Ângela Gomes, João Chagas Leite, e inúmeros outros artistas já consagrados no nosso nativismo.

Enfim, após reculutar tantos caminhos, buscar tantos parceiros da mesma essência, que em Vila Nova cantaram a própria Alma da Querência, é que nos encorajamos e novamente, voltamos a semear novos sonhos, para que podemos regá-los, e na entrada do próximo inverno, colhermos novos frutos.

Afinal são esses os versos do poeta Alex Silveira, aos quais se eternizaram, na voz de César Oliveira a algumas Reculutas atrás … “A Reculuta é um sonho, sonho de quem plantou, pra colher frutos nativos, da arte que germinou“.

Ao final da reunião, ficou assim formada a primeira comissão de retorno da 19ª Reculuta da Arte Nativa de Vila Nova do Sul:

Raquel P. N. Gonçalves – Patroa do CTG Sincero Lemes;

Rafael Neves – Capataz Geral do CTG Sincero Lemes;

Tarciso Machado Luz – Secretário Municipal de Cultura de Vila Nova do Sul;

Carlos Andreazza – Sócio Fundador do CTG Sincero Lemes e Vereador de Vila Nova do Sul;

Ismael Berghan de Moura – Agregado da Guaiaca do CTG Sincero Lemes;

Carla Marileia Morais Brum – Diretora Cultural do CTG Sincero Lemes.

Conforme informações preliminares, o festival será realizado nos dias 7, 8 e 9 de junho de 2019 nas dependências do CTG e demais locais próximos a entidade, visto a quantidade de modalidades artísticas oferecidas.

A Reculuta da Arte Nativa, organizada e realizada pelo CTG Sincero Lemes, possui o apoio da Prefeitura Municipal de Vila Nova do Sul.

Segundo divulgado, o evento terá as seguintes modalidades: Gaitas Piano e Ponto, Trovas, Declamação, Intérprete Vocal, Danças Tradicionais Gaúchas Forças A e B, Violão, Chula, além do Concurso de Prenda e Peão do Festival.

Haverá Shows de Encerramentos em todas as noites.

Carlos Alberto Gerzson de Souza
Diretor/Proprietário do Mundo Tradicionalista
contato@mundotradicionalista.com.br
(55) 9 9708.0706

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Novo single de Edilberto Bérgamo já tem data de lançamento

Nesta quinta-feira, 5 de julho, o gaiteiro e cantador Edilberto Bérgamo lançará o seu novo ...