Capa » CAMPEIRA » 2º Encontro de Promotores de Rodeios.

2º Encontro de Promotores de Rodeios.

Buenas! Com a proteção de nosso Patrão Celestial estamos mais uma vez pedindo licença para prosearmos junto aos Gaúchos e Gaúchos deste Rio Grande de Deus.

Nesta semana vamos prosear sobre o 2º Encontro de Promotores de Rodeio, realizado no final do mês de julho em Porto Alegre.

O MTG realizou no dia 24 de julho de 2015, no Parque Harmonia, em Porto Alegre, o 2º Encontro de Promotores de Rodeio, onde compareceram mais de 900 pessoas para discutirem os assuntos inerentes aos rodeios. Entre os assuntos que se destacaram foi à questão da  ocorrência de mormo em solo  gaúcho, alterando a rotina de procedimentos quanto a exame e transporte de cavalos.

Durante a cerimônia de abertura, Savaris, Presidente do MTG,enalteceu a convivência entre gerações promovidas pelos rodeios e pelas atividades afins do tradicionalismo que permite, que o neto vista-se igual a seu avô, e que não podemos nos dobrar aos modismos, porque as coisas que a moda lança viram descartáveis.

A nossa 18ª Região Tradicionalista esteve em peso, debatendo, ouvindo, aprendendo e expondo suas opiniões e seus pontos de vista. Não foi diferente com a presença maciça de Patrões e Diretores Campeiros das Entidades de São Gabriel. Parabéns a todos que se fizeram presentes.

Ministério Público presente no Encontro de Promotores de Rodeio

No ocasião o PromotorLuís Augusto apresentou a Cartilha para Realização de Rodeios, que está na sua segunda edição, onde constam todas as diretrizes para um rodeio, além de contar um pouco da história do surgimento dos rodeios crioulos e o que os diferencia de um rodeio country.

Já o Promotor Alexandre Saltz explanou sobre a existência de um inquérito civil em trâmite, originário de representação de Advogado de São Paulo, pedindo providências ao MP para apurar possíveis maus-tratos em rodeios. Conforme o Promotor deverá ser proposto acordo, por meio de Termo de Ajustamento de Conduta, com o MTG e as demais entidades que promovem rodeios crioulos.

Tanto Saltz como Luís Augusto frisaram que os Rodeios Crioulos fazem parte do patrimônio cultural do Estado e assim são protegidos pelo MP. Porém, devem ser seguidas as normas legais para que haja compatibilização com os demais direitos constitucionalmente estabelecidos, como o direito dos animais.

DESFILE DE 20 DE SETEMBRO?

Reuniões estão sendo realizadas em todo o Estado do RS esclarecendo dúvidas sobre as exigências sanitárias para equídeos, no Rio Grande do Sul, que após ter identificado um caso de Mormo no Estado. A SEAPRS está exigindo a realização do exame em todos os animais, a fim de evitar a proliferação da doença infecto-contagiosa.

Para o desfile de 20 de setembro e demais eventos da Semana Farroupilha, explica que não sabe quem fará a fiscalização, porém a consciência dos proprietários de animais é que valerá, tendo em vista que o Mormo é transmissível ao ser humano. “Já temos vários veterinários no RS que estão habilitados para realizar o procedimento, alguns estão fazendo até com 50% de desconto.”

“Se até o dia 02 de dezembro de 2015 não houver comprovação de mais nenhum animal contaminado no Estado, o exame deixará de ser obrigatório”, mas por enquanto será exigido e tem uma validade de 60 dias.

Mormo

SINTOMAS: Os sintomas mais comuns são a presença de nódulos nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, catarro e pneumonia. A forma aguda é caracterizada por febre de 42ºC, fraqueza e prostração; pústulas na mucosa nasal que se transformam em úlceras profundas com uma secreção, inicialmente amarelada e depois sanguinolenta; intumescimento ganglionar e dispnéia.

CONTAMINAÇÃO: Acontece pelo contato com material infectante (pus, secreção nasal, urina ou fezes). O agente penetra por via digestiva, respiratória, genital ou cutânea (por lesão). O germe cai na circulação sanguínea e depois alcança os órgãos, principalmente pulmões e fígado.

“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra.”

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Caravana da Produtividade passará em São Gabriel nesta sexta-feira (22)

São Gabriel, no RS, receberá 3ª edição da Caravana da Produtividade, ação que levará mais ...