quarta-feira, 13 dezembro 2017
Capa » ARTÍSTICA & CULTURAL » Apresentação temática da Semana Farroupilha está confirmada para próxima segunda

Apresentação temática da Semana Farroupilha está confirmada para próxima segunda

Mesmo diante de todos os entraves e dificuldades financeiras que colocaram em risco a realização de uma das apresentações mais esperadas durante a Semana Farroupilha, o coordenador dos Festejos Farroupilhas, Cléo Trindade, confirmou o Desfile Temático para a próxima segunda-feira(18).

O início está marcado para às 18h na Praça Getúlio Vargas. Em entrevista ao PAT, Cléo esclarece que ainda necessita da colaboração para a apresentação, mas que está buscando incessantemente o apoio de toda a comunidade e empresas. Neste ano com o tema Farroupilhas, ideais e fazedores de história, vai contar com cinco carros que contam a história e o tema dos festejos de 2017. “São todos aqueles que fizeram parte nestes 70 anos da história Farroupilha que destaca o Grupo dos Oito, Anita Garibaldi entre outros.

Como nasceu o Grupo dos Oito

Foi entre os muros do Julinho que, em 1947, João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, rapaz recém-chegado de Santana do Livramento, junto a colegas como Barbosa Lessa, encabeçou a criação do Departamento de Tradições Gaúchas da escola, semente do MTG que hoje se conhece. O grupo acompanhou a cavalo e pilchado o traslado dos restos mortais do general farroupilha, David Canabarro e ficou conhecido como Grupo dos Oito.

Cléo falou que Alegrete é o único município que tem a apresentação temática à noite e neste ano o único a ter o evento. “Somente em Alegrete é realizado cinco desfiles e isto é referência para o resto do Estado”- comenta.

Todos os anos estamos lutando para que a Semana Farroupilha seja destaque, desde que estou à frente do movimento já criei várias modalidades como encontro de laçadores, mateadas, entre outros eventos. Tudo é com fundo humanitário e cunho social pois as arrecadações são distribuídas para as entidades. Este ano, em prol da APAE” – enfatiza.

” Com o evento, os alegretenses ganham, assim como o município. Estamos sempre buscando para que as cidades da região também venham acompanhar o espetáculo” – conclui.

Fonte: Portal Alegrete Tudo.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Abertura das festividades da Semana Farroupilha será no dia 14

O presidente da Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo (CMT), Luiz Carlos Dutra de Lima, concedeu entrevista ...