segunda-feira, 19 Fevereiro 2018
Capa » PROSEANDO » Batalha do Cerro do Ouro

Batalha do Cerro do Ouro

O combate ocorreu às margens do Arroio do Salso, no Distrito de Cerro do Ouro, em agosto de 1893, durante a Revolução liderada por Gaspar Silveira Martins e Gumercindo Saraiva contra o governo de Júlio de Castilhos, chamada de Revolução Federalista. Sendo uma das batalhas mais sangrentas do conflito, com mais de 200 mortos.

Perto do local, numa coxilha próxima existe um monumento em homenagem aos que ali morreram. Localizada no distrito do Cerro do Ouro. Também conhecida como Combate do Salso por ter ocorrido às margens do Arroio do Salso, constituindo-se num dos mais sangrentos combates desta revolução.

No alto da coxilha existe um monumento constituído de um obelisco de cimento armado e, na parte de baixo, existem doze postes de cimento armado, interligados por grossas correntes de ferro, guardando um quadrado onde estão sepultados mais de 200 combatentes mortos nesse sangrento combate.

batalha do cerro do ouro 3

Sobre Juca Castilhos

Juca Castilhos
Juca Castilhos, poeta, músico, compositor, diretor comercial do jornal Correio Gabrielense, declamador, intérprete, radialista, ex-patrão do CTG Querência Xucra, com 35 anos de vivências tradicionalistas e que a partir deste mês de abril passará a colaborar com este portal escrevendo sempre sobre a cultura gaúcha. Telefones para contatos, 55 9147 1405 ou 9995 2938, também através do e-mail jucacastilhos@bol.com.br.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Feliz Ano Novo …

Foi muito bom!!! Muito Bom mesmo, contar sempre com a tua amizade, durante o ano ...