segunda-feira, 22 outubro 2018
Capa » PROSEANDO » Cavalgada da Chama Crioula e Estância da Canção Gaúcha tem regras definidas

Cavalgada da Chama Crioula e Estância da Canção Gaúcha tem regras definidas

Buenos dia, gaúchos e gaúchas deste Rio Grande de Deus. Pedindo licença para mais uma prosa semanal com o Ratinho Chaves no mundotradicionalista.com.br, onde a cada semana com a permissão de nosso Patrão Celestial proseamos sobre a nossa Cultura Gaúcha que é um referencial nos quatro cantos deste mundo grande de Deus.

CAVALGADA DA CHAMA CRIOULA DE SÃO GABRIEL

cavNesta semana, a Coordenadoria Tradicionalista Municipal, através de seu Patrão Marcio D’Ávila divulgou as regras da Cavalgada da Chama Crioula deste ano de 2015, que sairá da cidade de Aceguá, divisa com a República Oriental do Uruguai, cerca de 200 km, onde o MTG estará distribuindo uma fagulha para as 30 Regiões Tradicionalistas do RS, que quiserem pegar uma fagulha.

O Patrão da Coordenadoria Tradicionalista de São Gabriel informou a todos que a Cavalgada de São Gabriel parte dia 22 de agosto para a Cidade de Bagé, indo no dia seguinte até a Cidade de Aceguá pegar uma fagulha da Chama Crioula e partir em direção a Terra dos Marechais.

No dia do embarque dos cavalos a CTM contratou um Médico Veterinário para ser o responsável na conferência dos exames dos equinos (mormo, influenza e anemia) para saber se o animal está “ok” para assim permitir seu embarque a participação na Cavalgada da Chama Crioula deste ano.

A Cavalgada da Chama Crioula de São Gabriel parte definitivamente dia 24 de agosto com destino a São Gabriel, passando pela localidade de São Sebastião, Segundo de Lavras, Suspiro, Von Bock até a sede do Município.

Márcio D’Ávila informa também que os cavalos que forem encontrar a delegação da cavalgada durante o percurso terão de apresentar a documentação comprovatória dos exames exigidos para assim poder integrar a Cavalgada da Chama Crioula. Caso não apresente não poderão se juntar a cavalgada da Chama Crioula.

Em relação o desfile do dia 20 de setembro a CTM aguarda uma posição da SEAPRS e do MTG.

ESTÂNCIA DA CANÇÃO GAÚCHA

A 22ª Estância da Canção Gaúcha de São Gabriel, que já foi considerado em anos atrás o terceiro maior festival nativista do Estado do Rio Grande do Sul, já tem sua data definida para sua realização, que neste ano será de 25 a 27 de setembro de 2015, no Parque Rincão das Carretas.

O Coordenador Geral do evento será o tradicionalista Marco Moreira, que foi um dos idealizadores do evento em 1994, por vários anos foi Patrão da CTM e já coordenou a estância em anos anteriores, tendo como Presidente da Estância o tradicionalista Gilberto Mello.

Gilberto Mello, Presidente da Estância, divulgou esta semana que o regulamento e ficha de inscrição já encontram-se a disposição nas redes sociais, setor de Comunicação Social da Prefeitura e Rádio Batovi.

O evento será no parque das Carretas para que assim possam ser usadas as mesmas estruturas da Semana Farroupilha, pois será uma semana após o termino dos festejos farroupilhas.

A fase interna da Estância da Canção Gaúcha de 2015 terá 10 músicas classificadas, sendo oito na triagem, mais as vencedoras do festival Joãozinho da Ponte e Canto Circulista, classificando as 03 melhores para a final do festival.

Já na Fase Aberta do evento, serão escolhidas na triagem 20 músicas, classificando 12 músicas para a final da 22ª Estância da Canção Gaúcha, se juntando as 03 classificadas da Fase Interna, da qual, as 15 músicas estarão no CD do festival.

As inscrições serão até o dia 25 de agosto de 2015, sendo que a triagem será no início do mês de setembro.

Os shows da 22ª Estância da Canção Gaúcha também foram divulgados por Gilberto Mello, sendo estes:

Sexta-Feira, 25 de setembro – Jairo Lambari Fernandes

Sábado, 26 de setembro – Enio Medeiros

Domingo, 27 de setembro – César Oliveira e Rogério Mello.

A responsabilidade de escolher as músicas que estarão na 22ª Estância da Canção Gaúcha, bem como as classificadas e vencedoras será dos jurados: Jairo Lambari Fernandes, Enio Medeiros, Juca Castilhos, Fernando Soares e mais um integrantes que será escolhido pela Coordenação da estância.

Com a proteção do nosso Patrão Celestial encerramos mais um Proseando com Ratinho Chaves aqui no mundotradicionalista.com.br, onde agradecemos a todos por estarem juntos a nós, se informando sobre o que está sendo desenvolvido no tradicionalismo de São Gabriel e do Estado do Rio Grande do Sul.

Até a próxima Gaúchos e Gaúchas.

“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”.

Sobre Leandro Chaves

Leandro Chaves
Professor e Tradicionalista. Filho de Italmir Maldonado Chaves (in memoriam) e Ana Maria Castro Chaves. Exerceu diversas funções em Entidades Tradicionalistas de São Gabriel; foi Sota-Capataz e Tesoureiro da 18ª Região Tradicionalista. Atualmente integra o Departamento Social do CTG Tarumã. É o idealizador do Mennatchê, um evento tradicionalista realizado no mês de Setembro, dentro de uma Escola Pública, que tem como objetivo cultuar as tradições do RS.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Caçapavano ganha reconhecimento do MTG por atividades tradicionalistas

Na última sexta-feira (01/12) o Caçapavano Lucas Mota recebeu uma homenagem em reconhecimento aos serviços ...