Capa » PROSEANDO » Cavalgada da Chama Crioula e Estância da Canção Gaúcha tem regras definidas

Cavalgada da Chama Crioula e Estância da Canção Gaúcha tem regras definidas

Buenos dia, gaúchos e gaúchas deste Rio Grande de Deus. Pedindo licença para mais uma prosa semanal com o Ratinho Chaves no mundotradicionalista.com.br, onde a cada semana com a permissão de nosso Patrão Celestial proseamos sobre a nossa Cultura Gaúcha que é um referencial nos quatro cantos deste mundo grande de Deus.

CAVALGADA DA CHAMA CRIOULA DE SÃO GABRIEL

cavNesta semana, a Coordenadoria Tradicionalista Municipal, através de seu Patrão Marcio D’Ávila divulgou as regras da Cavalgada da Chama Crioula deste ano de 2015, que sairá da cidade de Aceguá, divisa com a República Oriental do Uruguai, cerca de 200 km, onde o MTG estará distribuindo uma fagulha para as 30 Regiões Tradicionalistas do RS, que quiserem pegar uma fagulha.

O Patrão da Coordenadoria Tradicionalista de São Gabriel informou a todos que a Cavalgada de São Gabriel parte dia 22 de agosto para a Cidade de Bagé, indo no dia seguinte até a Cidade de Aceguá pegar uma fagulha da Chama Crioula e partir em direção a Terra dos Marechais.

No dia do embarque dos cavalos a CTM contratou um Médico Veterinário para ser o responsável na conferência dos exames dos equinos (mormo, influenza e anemia) para saber se o animal está “ok” para assim permitir seu embarque a participação na Cavalgada da Chama Crioula deste ano.

A Cavalgada da Chama Crioula de São Gabriel parte definitivamente dia 24 de agosto com destino a São Gabriel, passando pela localidade de São Sebastião, Segundo de Lavras, Suspiro, Von Bock até a sede do Município.

Márcio D’Ávila informa também que os cavalos que forem encontrar a delegação da cavalgada durante o percurso terão de apresentar a documentação comprovatória dos exames exigidos para assim poder integrar a Cavalgada da Chama Crioula. Caso não apresente não poderão se juntar a cavalgada da Chama Crioula.

Em relação o desfile do dia 20 de setembro a CTM aguarda uma posição da SEAPRS e do MTG.

ESTÂNCIA DA CANÇÃO GAÚCHA

A 22ª Estância da Canção Gaúcha de São Gabriel, que já foi considerado em anos atrás o terceiro maior festival nativista do Estado do Rio Grande do Sul, já tem sua data definida para sua realização, que neste ano será de 25 a 27 de setembro de 2015, no Parque Rincão das Carretas.

O Coordenador Geral do evento será o tradicionalista Marco Moreira, que foi um dos idealizadores do evento em 1994, por vários anos foi Patrão da CTM e já coordenou a estância em anos anteriores, tendo como Presidente da Estância o tradicionalista Gilberto Mello.

Gilberto Mello, Presidente da Estância, divulgou esta semana que o regulamento e ficha de inscrição já encontram-se a disposição nas redes sociais, setor de Comunicação Social da Prefeitura e Rádio Batovi.

O evento será no parque das Carretas para que assim possam ser usadas as mesmas estruturas da Semana Farroupilha, pois será uma semana após o termino dos festejos farroupilhas.

A fase interna da Estância da Canção Gaúcha de 2015 terá 10 músicas classificadas, sendo oito na triagem, mais as vencedoras do festival Joãozinho da Ponte e Canto Circulista, classificando as 03 melhores para a final do festival.

Já na Fase Aberta do evento, serão escolhidas na triagem 20 músicas, classificando 12 músicas para a final da 22ª Estância da Canção Gaúcha, se juntando as 03 classificadas da Fase Interna, da qual, as 15 músicas estarão no CD do festival.

As inscrições serão até o dia 25 de agosto de 2015, sendo que a triagem será no início do mês de setembro.

Os shows da 22ª Estância da Canção Gaúcha também foram divulgados por Gilberto Mello, sendo estes:

Sexta-Feira, 25 de setembro – Jairo Lambari Fernandes

Sábado, 26 de setembro – Enio Medeiros

Domingo, 27 de setembro – César Oliveira e Rogério Mello.

A responsabilidade de escolher as músicas que estarão na 22ª Estância da Canção Gaúcha, bem como as classificadas e vencedoras será dos jurados: Jairo Lambari Fernandes, Enio Medeiros, Juca Castilhos, Fernando Soares e mais um integrantes que será escolhido pela Coordenação da estância.

Com a proteção do nosso Patrão Celestial encerramos mais um Proseando com Ratinho Chaves aqui no mundotradicionalista.com.br, onde agradecemos a todos por estarem juntos a nós, se informando sobre o que está sendo desenvolvido no tradicionalismo de São Gabriel e do Estado do Rio Grande do Sul.

Até a próxima Gaúchos e Gaúchas.

“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”.

Sobre Leandro Chaves

Leandro Chaves
Professor e Tradicionalista. Filho de Italmir Maldonado Chaves (in memoriam) e Ana Maria Castro Chaves. Exerceu diversas funções em Entidades Tradicionalistas de São Gabriel; foi Sota-Capataz e Tesoureiro da 18ª Região Tradicionalista. Atualmente integra o Departamento Social do CTG Tarumã. É o idealizador do Mennatchê, um evento tradicionalista realizado no mês de Setembro, dentro de uma Escola Pública, que tem como objetivo cultuar as tradições do RS.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

2° Entrevero Artístico do CTG Dênio Flores

O Centro de Tradições Gaúchas Dênio Flores promove seu 2° Entrevero Artístico e tem a ...