terça-feira, 21 agosto 2018
Capa » CAMPEIRA » Chama Crioula Farroupilha já está em Caçapava do Sul

Chama Crioula Farroupilha já está em Caçapava do Sul

Vinte cavalarianos conduzindo a chama, deslocaram-se do CTG Sentinela dos Cerros até o Largo Farroupilha, onde a Chama Crioula foi entregue ao prefeito municipal Otomar Vivian.

O símbolo máximo do tradicionalismo, a Chama Crioula Farroupilha já está em Caçapava do Sul. Depois de nove dias de cavalgada, chegou à tarde de ontem em nosso município, a comitiva que trouxe a Chama Farroupilha que foi acesa no município de Aceguá no dia 23 de agosto.

Na manhã desta terça-feira (01) vinte cavalarianos conduzindo a chama, deslocaram-se do CTG Sentinela dos Cerros até o Largo Farroupilha, onde a Chama Crioula foi entregue ao prefeito municipal Otomar Vivian. O evento contou ainda com as presenças do presidente da Câmara de Vereadores Pedro Gaspar, autoridades, secretários municipais, um efetivo da Brigada Mirim, tradicionalistas e populares que, a despeito do forte vento da manhã fria de Caçapava do Sul, foram ao Largo Farroupilha para prestigiarem o evento que marcou oficialmente a abertura da Semana da Pátria e os Festejos Farroupilhas 2015.

O coordenador da cavalgada João Batista entregou às mãos do prefeito Otomar a Centelha Crioula e juntamente com o presidente da câmara Pedro Gaspar e pelo próprio coordenador da cavalgada, foi acesa a pira que permanecerá acesa durante as semanas da Pátria e Farroupilha. Após ser entoado o Hino Nacional Brasileiro, fez o uso da palavra o coordenador da cavalgada 2015, João Batista Dorneles, o qual enalteceu o grupo de 20 cavalarianos que o acompanharam, o pessoal de apoio, os poderes executivo e legislativo, sem os quais este evento não estaria sendo realizado, concluiu Batista.

O prefeito Otomar Vivian falou aos presentes, destacando o esforço dos cavalarianos e do amor que os gaúchos devotam à nossa terra, falou ainda do homenageado nesta cavalgada, Antônio Tolfo (Bingo), e concluiu dizendo – “no ano que vem teremos duas tochas em Caçapava do Sul. Uma Farroupilha igual a esta que hoje recebemos e outra Olímpica que passará por Caçapava do Sul, um fato histórico e uma conquista do povo caçapavano”, comentou o chefe do executivo.

Em ato contínuo, a chama crioula foi entregue pelo prefeito municipal Otomar Vivian ao Sgt Ricardo Almeida, coordenador do Programa Brigada Mirim e representando neste ato, o comando do 3º Esqd/6º RP Mon, sediado em Caçapava do Sul. A Centelha Farroupilha ficará sob a guarda da BM até o início da Semana Farroupilha, quando será distribuída a todas as entidades tradicionalista do nosso município.

O homenageado deste ano foi o tradicionalista e ex-vereador Antônio Tolfo, que faleceu neste ano, em pleno exercício do seu mandato de vereador. A viúva do ex-vereador e tradicionalista, a professora Adélia Tolfo recebeu das mãos do casal João Batista e Jeane Dorneles, o lenço branco que pertencia ao tradicionalista e acompanhou a comitiva desde Aceguá até Caçapava do Sul. O trabalho, a vida dura de homem do campo, a trajetória do tradicionalista e vereador foram relembrados pela viúva do homenageado.

No encerramento da solenidade que contou com as presenças de patrões de CTGs, prendas, do conselheiro benemérito do MTG, Zeno Dias Chaves, do patrono da Semana Farroupilha 2015, Secundino Oliveira e do presidente da comissão dos Festejos Farroupilhas 2015, José Dias, como último ato, todos foram convidados para cantarem o Hino Rio-Grandense.

Por José Deni Rodrigues Silveira / Jornal Folha da Campanha

20150901_080458

20150901_080718

Fonte: Caçapava Online

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Caçapavano ganha reconhecimento do MTG por atividades tradicionalistas

Na última sexta-feira (01/12) o Caçapavano Lucas Mota recebeu uma homenagem em reconhecimento aos serviços ...