Capa » PROSEANDO » Cinquentenário do MTG

Cinquentenário do MTG

Nossa coluna semanal trás a programação oficial do MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO – MTG RS, para o Cinquentenário da entidade, que será comemorado nos dias 28 e 29 de outubro do corrente, junto a Casa do Gaúcho, Parque Maurício Sirotski Sobrinho, Porto Alegre/RS.

APRESENTAÇÃO

mtg_50anos

O Movimento Tradicionalista Gaúcho, entidade associativa, de cunho filosófico, criada no ano de 1966, para reunir e dar as diretrizes para seus filiados completa neste ano de 2016, cinquenta anos.

A ideia de enaltecer os usos e costumes do povo gaúcho cavalga pela história desde o século XIX, quando jovens letrados, do Parthenon Literário, com ideias revolucionárias para a época começaram a escrever sobre este homem da pampa. Depois veio o Major Cezimbra Jacques e a criação do Grêmio Gaúcho, e entidades similares pelo estado, o qual pensava que poderia dar o verdadeiro reconhecimento ao campeiro sul-rio-grandense.

No final da década de 40, jovens estudantes do colégio Júlio de Castilhos, tomado pelo mesmo telurismo que moveu outras gerações pela preservação das coisas desta terra, levou João Carlos D’Avila Paixão Côrtes e seus companheiros a levantarem uma bandeira, não só pelo resgate de valores, usos e costumes do gaúcho, mas a manutenção destes. Foi então que em 1948 criaram o primeiro Centro de Tradições Gaúchas da história com essa finalidade, o 35 CTG.

Depois vieram outros. Foi assim que aconteceu o primeiro congresso em 1954, reunindo as entidades e já pensando em uma federação. Os anos foram passando, congressos acontecendo, ideias fluindo frente a teses importantes apresentadas que norteariam o tradicionalismo gaúcho.

Em 1961, no 8º Congresso foi criada a carta de princípios, como um código de ética dos tradicionalistas. Desencadeou-se uma mobilização liderada por Hugo da Cunha Alves e Othon Cezar Filho, buscando organizar definitivamente a federação.

Foi então que, no dia 28 de outubro de 1966, na cidade de Tramandaí, no 12º Congresso, foi criado o Movimento Tradicionalista Gaúcho. O MTG hoje é o órgão catalisador, disciplinador e orientador das atividades de seus filiados, especialmente no que diz respeito ao que é preconizado em sua carta de princípios.

Une diferentes gerações e congrega mais de 1700 entidades tradicionalistas legalmente constituídas, conhecidas por centro de tradições gaúchas e outras denominações que tem a mesma finalidade.

Dedicase a preservação, resgate e desenvolvimento da cultura tradicional gaúcha, por entender que o tradicionalismo é um meio de formação de cidadania.

Diretoria Atual do MTG

Presidente: Nairioli Antunes Callegaro

Vice-presidente de Administração e Finanças: Nilton Otton

Vice-presidente de Cultura: Elenir de Fátima Dill Winck

Vice-presidente Campeiro: José Alvoni Araújo da Silva

Vice-presidente Artístico: José Roberto Fischborn

Vice-presidente de Esportes Campeiros: Martim Guterres Damasco

Comissão Organizadora do Cinquentenário

Manoelito Carlos Savaris

Odila Paese Savaris

Oscar Fernande Gress

Marcia Gress

Ciro João Winck

Elenir de Fátima Dill Winck

PROGRAMAÇÃO

28/10 – Sexta-feira

Até 8h – Concentração das Cavalgadas nos pontos de encontro.

8h30min – Início das cavalgadas em direção ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho – “Estância da Harmonia” (Av. José Loureiro da Silva, 255)

12h – Início do Acampamento Campeiro na Estância da Harmonia

16h – Início do Acampamento Juventude na Estância da Harmonia

17h – Solenidade de Inauguração do Monumento Comemorativo ao Cinquentenário na sede do MTG (Rua Guilherme Schell, 60 – Porto Alegre)

19h – Solenidade de entrega das Comendas da ORCAV na Estância da Harmonia (Palco Externo)

21h – Início da Tertúlia do Cinquentenário (Palco Externo)

29/10 – Sábado

07h30min – Benção aos Cavaleiros do Acampamento Campeiro

8h – Início da Cavalgada do Cinquentenário (Av. Loureiro da Silva – Av. João Pessoa – Av. Ipiranga)

8h45min – Solenidade de Homenagem ao “Julinho” Colégio Júlio de Castilhos (Av. Piratini, 76)

10h30min – Solenidade de Homenagem ao “35” CTG (Av. Ipiranga, 5300 – Porto Alegre)

12h – Chegada da Cavalgada do Cinquentenário de retorno à Estância da Harmonia

13h – Churrasco

14h30min – Bolo de Aniversário

16h – Início das Solenidades Comemorativas e de Homenagens – Centro Municipal de Eventos da Cultura Gaúcha Almir Azeredo Ramos (Casa do Gaúcho) – Estância da Harmonia

20h – Coquetel Campeiro – Centro Municipal de Eventos da Cultura Gaúcha Almir Azeredo Ramos (Casa do Gaúcho) – Encerramento das atividades

“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”.

Sobre Leandro Chaves

Leandro Chaves
Professor e Tradicionalista. Filho de Italmir Maldonado Chaves (in memoriam) e Ana Maria Castro Chaves. Exerceu diversas funções em Entidades Tradicionalistas de São Gabriel; foi Sota-Capataz e Tesoureiro da 18ª Região Tradicionalista. Atualmente integra o Departamento Social do CTG Tarumã. É o idealizador do Mennatchê, um evento tradicionalista realizado no mês de Setembro, dentro de uma Escola Pública, que tem como objetivo cultuar as tradições do RS.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

ERVA-MATE ESSÊNCIA GAÚCHA

Procura-se DISTRIBUIDOR para a Erva-mate Essência Gaúcha na cidade de São Gabriel e região. Para ...