Capa » ARTÍSTICA & CULTURAL » Começa a montagem do Acampamento Farroupilha em Porto Alegre

Começa a montagem do Acampamento Farroupilha em Porto Alegre

Foto: Guilherme Testa.

De acordo com a Coordenação, parque deverá ficar pronto até dia 2 de setembro.

A montagem do Acampamento Farroupilha em Porto Alegre começou neste sábado. Nem a chuva, atrapalhou os tradicionalistas que desde cedo começaram a chegar ao Parque Harmonia. A previsão da Coordenação de Tradição e Folclore da Secretaria Municipal da Cultura é que, até o dia de 2 de setembro, toda a estrutura esteja montada.

O sábado foi de muito trabalho para os integrantes dos 365 piquetes, Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e Departamentos de Tradições Gaúchas (DTGs) que participam da festa a partir de setembro. O patrão Sérgio Nunes Almansa, do piquete Amizade Campeira, de Porto Alegre, disse que uma equipe formada por 12 pessoas vai trabalhar durante duas semanas na montagem da estrutura dos piquetes Amizade Campeira e Querência dos Anjos, ambos localizados na zona Sul.

O Acampamento Farroupilha de 2016, no Parque da Harmonia, será inspecionado pelo Corpo de Bombeiros de 2 a 6 de setembro. A festa tradicionalista será realizada de 7 a 20 de setembro. A abertura está programada para o dia 7 de setembro com a chegada da Chama Crioula no Parque da Harmonia. No local, haverá uma extensa programação com bailes, rodeio e competições de laço, rédeas e gineteadas. As atividades se enceram no dia 20 de setembro, data em que é comemorada a Revolução Farroupilha, com um desfile na avenida Edvaldo Pereira.  A previsão é que os piquetes comecem a ser desmontados no período de 21 a 30 de setembro.

A República das Carretas será o tema dos Festejos Farroupilhas de 2016, quando se comemoram os 180 anos da proclamação da República Rio-grandense. As instituições ligadas ao tradicionalismo no Estado vão tratar de 10 temas entre eles a instalação da República Rio-grandense (a eleição do primeiro governo Piratini), Os Italianos na Revolução (republicanos e carbonários), A imprensa (todos os jornais da República Rio-grandense), e a Bandeira Farroupilha, o Hino Farroupilha e o Brasão: símbolos de República Rio-grandense.

Fonte: Correio do Povo.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Piquete inova e conquista concurso com prato a base de peixe

Piquete 345: Desgarrados da República, do bairro Partenon, saiu do convencional e venceu o concurso. ...