Capa » PROSEANDO » Convenção Tradicionalista 2016

Convenção Tradicionalista 2016

Buenas Gaúchos (as), estamos mais uma vez pedindo licença para juntos prosear com cada um de vocês. Nesta semana vamos trazer a programação da 82ª edição deste evento promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, MTG Rio Grande do Sul.

Neste ano de 2016 a Convenção Tradicionalista será realizada no município de Cruz Alta, e as inscrições já estão abertas no site do MTG, mtg.org.br, até o dia 25 de julho de 2016.

A Convenção

O Movimento Tradicionalista Gaúcho desenvolve uma atividade cultural das mais significativas e intensa para o Estado do Rio Grande do Sul, labutando especialmente no resgate, no fortalecimento e na preservação das diversas manifestações culturais do Estado, especialmente na área da música, da poesia e da cultura campeira. Estas atividades desenvolvidas diretamente pelo MTG, enquanto Federação pela sua Vice-Presidência de Cultura ou através dos Departamento Culturais das trinta Regiões Tradicionalistas e dos Departamentos Culturais das Entidades Tradicionalistas filiadas depende diretamente da organização do Movimento. Esta organização, que inclui a feitoria, atualização e divulgação dos regulamentos, é realizada na Convenções Tradicionalistas.

A Convenção Tradicionalista tem papel fundamental na revitalização do Movimento Tradicionalista, por reunir as principais lideranças e os jovens diretamente envolvidos com as principais atividades culturais realizadas no pago gaúcho. Dos debates realizados nas Convenções resultam os rumos do Movimento, pois em suas plenárias decidem-se as normas que regem s relações internas e externas do MTG.

convenção2

A Convenção Tradicionalista é o órgão integrado pelos membros do Conselho Diretor, Conselho de Vaqueanos, Junta Fiscal, Conselheiros Beneméritos e Coordenadores Regionais. Reúne- se ordinariamente, anualmente, no mês de julho, em local fixado na Convenção anterior ou por convocação extraordinária e é convocada e presidida pelo Presidente do MTG. Em caso de necessidade, poderá a Convenção ser convocada extraordinariamente, por deliberação do Conselho Diretor.

A primeira Convenção Tradicionalista foi realizada no ano de 1968, no CTG “Invernada do Chapadão”, em Jaguari, 10 ª Região Tradicionalista.

Dentre outras, é competência da Convenção Tradicionalista aprovar, alterar e reformar o regulamento do MTG, Códigos e demais Regulamentos.

Programação da 82ª Convenção Tradicionalista 2016

convenção

convenção1

“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”.

Sobre Leandro Chaves

Leandro Chaves
Professor e Tradicionalista. Filho de Italmir Maldonado Chaves (in memoriam) e Ana Maria Castro Chaves. Exerceu diversas funções em Entidades Tradicionalistas de São Gabriel; foi Sota-Capataz e Tesoureiro da 18ª Região Tradicionalista. Atualmente integra o Departamento Social do CTG Tarumã. É o idealizador do Mennatchê, um evento tradicionalista realizado no mês de Setembro, dentro de uma Escola Pública, que tem como objetivo cultuar as tradições do RS.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Apresentação temática da Semana Farroupilha está confirmada para próxima segunda

Mesmo diante de todos os entraves e dificuldades financeiras que colocaram em risco a realização ...