terça-feira, 18 setembro 2018
Capa » PROSEANDO » Deputado Giovani Cherini tem ações em defesa do tradicionalismo do RS

Deputado Giovani Cherini tem ações em defesa do tradicionalismo do RS

Buenas!!! Estamos mais uma vez pedindo licença a cada Gaúcho deste chão sulino para prosearmos mais uma vez aqui no mundotradicionalista.com.br. A cada semana o Proseando com ratinho Chaves trás a você informações relacionadas ao nosso tradicionalismo gaúcho, podendo assim estar sempre interagindo com todos vocês sobre a Cultura deste Rio Grande do Sul.

Nesta semana trazemos em nossa coluna uma matéria sobre a participação do Deputado Federal Giovani Cherini, em suas ações em defesa DO TRADICIONALISMO GAÚCHO DO RS.

rs

Com orgulho, Giovani Cherini é o parlamentar que mais se dedica a trabalhar pela valorização da cultura tradicionalista do nosso Rio Grande, tendo-o tornado Conselheiro Honorário do Movimento tradicionalista Gaúcho – MTG.

CONHEÇA ALGUMAS DAS AÇÕES

– Apresentação do Projeto de Lei nº 926/2011 que busca conferir a este legítimo representante da cultura gaúcha o reconhecimento de Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil;

– Autor da Lei 11.929, que institui o churrasco como prato típico e o chimarrão como bebida símbolo do Rio Grande do Sul e estabelece o dia 24 de abril como o Dia do Churrasco e Dia do Chimarrão;

– Autor da Lei 12.150 que declara como integrante do patrimônio histórico e cultural do Estado o Acampamento Farroupilha;

– Autor da Lei 12.150 que declara a como integrante do patrimônio histórico e cultural do Estado o Cipreste Farroupilha, de Guaíba;

– Autor da Lei 12.992 que declara como integrante do patrimônio histórico e cultural do Estado e escultura-símbolo, a estátua do Laçador.

– Autor da Resolução nº 2.708, institui o Prêmio Teixeirinha que tem como objetivos homenagear, anualmente, cantores, cantoras, trovadores, trovadoras, declamadores, declamadoras, compositores… enfim, o melhor da cultura rio-grandense.

– Autor da Coleção Símbolos do RS: Oficialmente, símbolos do Rio Grande do Sul são DEZ: a árvore é a erva-mate (Lei 7.439); a bebida é o chimarrão (Lei 11.929); a ave é o quero-quero (Lei 7.418); a flor é o brinco-de-princesa (Decreto 38.400); o animal é o cavalo crioulo (Lei 11.826); a planta medicinal é a marcela (Lei 11.858); a escultura é a Estátua do Laçador (Lei 12.992); a gaita é o instrumento-símbolo (Lei 13.513); as carreiras de cavalos em cancha reta o esporte equestre (Lei 14.525); e a pedra ametista é o mineral (Lei 14.728). O churrasco não é considerado símbolo, mas, sim,  prato típico (Lei 11.929).

– Autor da Lei 11.929 que torna Venâncio Aires a “Capital Nacional do Chimarrão”.

– Autor do projeto de lei nº 213/2015, que regulamenta o rodeio. Este projeto tem como objetivo combater o Projeto de Lei 2086/11, de autoria do paulista Ricardo Tripoli (PSDB), que dispõe sobre a proibição dos RODEIOS EM TODO O BRASIL.

O rodeio é uma atividade cultural, recreativa e tradicional em todo o território brasileiro, mas principalmente no Rio Grande do Sul.  A prova de laço, montaria, vaqueada, gineteada, pealo, chasque, cura de terneiro e provas de rédeas fazem parte das nossas tradições, são a cara do nosso Estado.

– Autor do PL 4168/2015  – Inclui no Calendário Oficial de Datas e Eventos Brasileiro e no Calendário Turístico Nacional a “Semana Farroupilha”, realizada, anualmente, de 14 a 20 de setembro.

COMISSÃO APROVA RODEIO COMO ATIVIDADE DA CULTURA POPULAR 

canal-rural

Na prática, o PL quer preservar a realização de eventos que envolvem animais em atividades de montaria, provas de laço, entre outras. Mais informações junto ao site do Canal Rural – Leia mais no link http://www.canalrural.com.br/noticias/jornal-da-pecuaria/comissao-aprova-rodeio-como-atividade-cultura-popular.

Foto: Crédito Deputado Giovani Cherini e Canal Rural.

Matéria: Deputado Giovani Cherini e Canal Rural.

“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”.

Sobre Leandro Chaves

Leandro Chaves
Professor e Tradicionalista. Filho de Italmir Maldonado Chaves (in memoriam) e Ana Maria Castro Chaves. Exerceu diversas funções em Entidades Tradicionalistas de São Gabriel; foi Sota-Capataz e Tesoureiro da 18ª Região Tradicionalista. Atualmente integra o Departamento Social do CTG Tarumã. É o idealizador do Mennatchê, um evento tradicionalista realizado no mês de Setembro, dentro de uma Escola Pública, que tem como objetivo cultuar as tradições do RS.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Caçapavano ganha reconhecimento do MTG por atividades tradicionalistas

Na última sexta-feira (01/12) o Caçapavano Lucas Mota recebeu uma homenagem em reconhecimento aos serviços ...