Capa » PROSEANDO » Deputado Giovani Cherini tem ações em defesa do tradicionalismo do RS

Deputado Giovani Cherini tem ações em defesa do tradicionalismo do RS

Buenas!!! Estamos mais uma vez pedindo licença a cada Gaúcho deste chão sulino para prosearmos mais uma vez aqui no mundotradicionalista.com.br. A cada semana o Proseando com ratinho Chaves trás a você informações relacionadas ao nosso tradicionalismo gaúcho, podendo assim estar sempre interagindo com todos vocês sobre a Cultura deste Rio Grande do Sul.

Nesta semana trazemos em nossa coluna uma matéria sobre a participação do Deputado Federal Giovani Cherini, em suas ações em defesa DO TRADICIONALISMO GAÚCHO DO RS.

rs

Com orgulho, Giovani Cherini é o parlamentar que mais se dedica a trabalhar pela valorização da cultura tradicionalista do nosso Rio Grande, tendo-o tornado Conselheiro Honorário do Movimento tradicionalista Gaúcho – MTG.

CONHEÇA ALGUMAS DAS AÇÕES

– Apresentação do Projeto de Lei nº 926/2011 que busca conferir a este legítimo representante da cultura gaúcha o reconhecimento de Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil;

– Autor da Lei 11.929, que institui o churrasco como prato típico e o chimarrão como bebida símbolo do Rio Grande do Sul e estabelece o dia 24 de abril como o Dia do Churrasco e Dia do Chimarrão;

– Autor da Lei 12.150 que declara como integrante do patrimônio histórico e cultural do Estado o Acampamento Farroupilha;

– Autor da Lei 12.150 que declara a como integrante do patrimônio histórico e cultural do Estado o Cipreste Farroupilha, de Guaíba;

– Autor da Lei 12.992 que declara como integrante do patrimônio histórico e cultural do Estado e escultura-símbolo, a estátua do Laçador.

– Autor da Resolução nº 2.708, institui o Prêmio Teixeirinha que tem como objetivos homenagear, anualmente, cantores, cantoras, trovadores, trovadoras, declamadores, declamadoras, compositores… enfim, o melhor da cultura rio-grandense.

– Autor da Coleção Símbolos do RS: Oficialmente, símbolos do Rio Grande do Sul são DEZ: a árvore é a erva-mate (Lei 7.439); a bebida é o chimarrão (Lei 11.929); a ave é o quero-quero (Lei 7.418); a flor é o brinco-de-princesa (Decreto 38.400); o animal é o cavalo crioulo (Lei 11.826); a planta medicinal é a marcela (Lei 11.858); a escultura é a Estátua do Laçador (Lei 12.992); a gaita é o instrumento-símbolo (Lei 13.513); as carreiras de cavalos em cancha reta o esporte equestre (Lei 14.525); e a pedra ametista é o mineral (Lei 14.728). O churrasco não é considerado símbolo, mas, sim,  prato típico (Lei 11.929).

– Autor da Lei 11.929 que torna Venâncio Aires a “Capital Nacional do Chimarrão”.

– Autor do projeto de lei nº 213/2015, que regulamenta o rodeio. Este projeto tem como objetivo combater o Projeto de Lei 2086/11, de autoria do paulista Ricardo Tripoli (PSDB), que dispõe sobre a proibição dos RODEIOS EM TODO O BRASIL.

O rodeio é uma atividade cultural, recreativa e tradicional em todo o território brasileiro, mas principalmente no Rio Grande do Sul.  A prova de laço, montaria, vaqueada, gineteada, pealo, chasque, cura de terneiro e provas de rédeas fazem parte das nossas tradições, são a cara do nosso Estado.

– Autor do PL 4168/2015  – Inclui no Calendário Oficial de Datas e Eventos Brasileiro e no Calendário Turístico Nacional a “Semana Farroupilha”, realizada, anualmente, de 14 a 20 de setembro.

COMISSÃO APROVA RODEIO COMO ATIVIDADE DA CULTURA POPULAR 

canal-rural

Na prática, o PL quer preservar a realização de eventos que envolvem animais em atividades de montaria, provas de laço, entre outras. Mais informações junto ao site do Canal Rural – Leia mais no link http://www.canalrural.com.br/noticias/jornal-da-pecuaria/comissao-aprova-rodeio-como-atividade-cultura-popular.

Foto: Crédito Deputado Giovani Cherini e Canal Rural.

Matéria: Deputado Giovani Cherini e Canal Rural.

“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”.

Sobre Leandro Chaves

Leandro Chaves
Professor e Tradicionalista. Filho de Italmir Maldonado Chaves (in memoriam) e Ana Maria Castro Chaves. Exerceu diversas funções em Entidades Tradicionalistas de São Gabriel; foi Sota-Capataz e Tesoureiro da 18ª Região Tradicionalista. Atualmente integra o Departamento Social do CTG Tarumã. É o idealizador do Mennatchê, um evento tradicionalista realizado no mês de Setembro, dentro de uma Escola Pública, que tem como objetivo cultuar as tradições do RS.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

ERVA-MATE ESSÊNCIA GAÚCHA

Procura-se DISTRIBUIDOR para a Erva-mate Essência Gaúcha na cidade de São Gabriel e região. Para ...