quarta-feira, 13 dezembro 2017
Capa » PROSEANDO » Eleições movimentam São Gabriel e Região

Eleições movimentam São Gabriel e Região

Obrigado Patrão Velho por permitir que possamos estar mais uma vez proseando com cada gaúcho deste chão sulino. Peço-lhes licença para esta nossa prosa semanal, onde o nosso Setembro está terminando e nos deixando à saudade dos Festejos Farroupilhas, mas com a certeza de seguirmos cultuando as tradições deste Rio Grande do Sul pelos 365 dias do ano.

Encerrada mais uma Semana Farroupilha e na expectativa de iniciar mais uma Reculuta Municipal no próximo dia 02 de outubro, a 30ª edição, deste que é um dos maiores eventos artísticos, cultural, campeiro e esportivo do Rio Grande do Sul, que há trinta anos é realizado na Terra dos Marechais, não podemos deixar de ressaltar as ELEIÇÕES em Entidades Tradicionalistas importantes de São Gabriel, além da ELEIÇÃO DA CTM, órgão máximo do tradicionalismo na Terra dos Marechais, e mais a frente e Eleição da Coordenadoria da 18ª Região Tradicionalista e no mês de Janeiro no MTG.foto 01

As Eleições já começam a movimentar o tradicionalismo nesta semana, onde dia 30 de setembro, uma das maiores Entidades Tradicionalista de São Gabriel e do Estado do Rio Grande do Sul o CTG Tarumã realiza sua Eleição, onde reconduzirá ao cargo de Patroa a senhora Déia dos Santos de Souza, acompanhada de seus capatazes Gilberto da Costa Mello, o Betinho, e José Henio dos Santos.

foto 03No próximo mês, outubro, o CTG Caiboaté realiza sua Eleição para troca de Patronagem, onde três nomes surgem como futuros Patrões, mas até a presente data não temos a confirmação oficial de nenhuma chapa, pois ainda não se encerrou o prazo para inscrição. Cogitam-se os nomes do Policial Civil Jameson, do narrador de Rodeios Agapito Chaves Junior e do Ex-Patrão da Entidade Aderson Vargas. Vamos aguardar para ver quem irá assumir as rédeas da mais antiga Entidade Tradicionalista de São Gabriel.

foto 04

O CTG Querência Xucra também realiza neste final de ano suas Eleições onde tudo indica que será reconduzido ao cargo o atual Patrão Marcos Hiram. Também estaremos aguardando a confirmação e posteriormente estaremos informando aos tradicionalistas sobre quem irá conduzir a Patronagem do CTG Querência Xucra, uma das quatro maiores Entidades Tradicionalistas de São Gabriel.

Uma das Eleições mais concorridas está marcada para o dia 21 de outubro, onde a Coordenadoria Tradicionalista Municipal, CTM, órgão de coordena o movimento tradicionalista em São Gabriel, estará realizando a troca de sua Patronagem.

foto 09foto 08 Dois Ex-patrões deverão disputar as Eleições deste ano na CTM. Márcio D’Ávila, Ex e Atual Patrão da Entidade deverá concorrer ao cargo, que terá como adversário o tradicionalista Cezarino Moreira.

Grande expectativa em torno desta Eleição, que pelos bastidores será a mais disputada dos 30 anos de CTM, pois dois grandes tradicionalistas almejam conduzir as rédeas da Coordenadoria Tradicionalista Municipal. Duas pessoas que já fizeram quando exerceram o cargo e mais uma vez colocam seus nomes a disposição dos Patrões das 19 Entidades de São Gabriel que tem direito a voto no pleito.

Estaremos na próxima semana trazendo um perfil dos dois candidatos, suas propostas e metas, se eleito, para a Coordenadoria Tradicionalista Municipal.

foto 06Também neste final de 2015, a 18ª Região Tradicionalista estará realizando suas Eleições e nós do Proseando com Ratinho Chaves estaremos informando aos gaúchos deste RS quem irá conduzir a 18ªRT. foto 7

Já no início de 2016, o Movimento Tradicionalista Gaúcho, órgão máximo do tradicionalismo gaúcho estará realizando sua Eleição junto ao Congresso Tradicionalista e nós do mundotradicionalista.com e da coluna Proseando com ratinho Chaves estaremos atento na divulgação das Eleições do MTG.

Encerramos por aqui mais uma prosa semanal com ratinho Chaves, onde buscamos a cada semana estar trazendo informações sobre nossa cultura gaúcha, possibilitando aos gaúchos deste Mundo Grande de Deus estar sempre informados com o que está acontecendo no tradicionalismo gaúcho.

Muito Obrigado a todos e até a semana que vem.

“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”.

Sobre Leandro Chaves

Leandro Chaves

Professor e Tradicionalista.
Filho de Italmir Maldonado Chaves (in memoriam) e Ana Maria Castro Chaves.
Exerceu diversas funções em Entidades Tradicionalistas de São Gabriel; foi Sota-Capataz e Tesoureiro da 18ª Região Tradicionalista. Atualmente integra o Departamento Social do CTG Tarumã.
É o idealizador do Mennatchê, um evento tradicionalista realizado no mês de Setembro, dentro de uma Escola Pública, que tem como objetivo cultuar as tradições do RS.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Encontro de Artes e Tradição Gaúcha – ENART

O Encontro de Arte e Tradição (ENART 2016) é o mais tradicional evento gaúcho de dança tradicionalista. ...