segunda-feira, 16 setembro 2019
Capa » ARTÍSTICA & CULTURAL » Festejos Farroupilhas 2019 em Alegrete com uma diversificada e atrativa programação

Festejos Farroupilhas 2019 em Alegrete com uma diversificada e atrativa programação

Os Festejos Farroupilhas de 2019 em Alegrete terão prosseguimento neste final de semana com a realização da 3a. Mateada na Pista de Eventos da avenida Tiarajú, a partir das 14h. Já foram realizados os concursos de peões e prendas e duas mateadas, uma na Praça dos Patinhos e outra na Praça do Bebedouro, com o envolvimento expressivo dos tradicionalistas. Junto com a mateada, haverá a realização do XIV Seminário Campeiro Regional, no Parque Lauro Dornelles.

Conforme a programação elaborada, nos dias 31 de agosto e primeiro de setembro ocorrerá o Encontro de Laçadores, no CTG Oswaldo Aranha do Durasnal. No dia 5 de setembro, o I Seminário Integrado da Cultura Gaúcha. As oficinas campeiras e culturais ocorrerão no horário das 13h30min às 17h30min e a abertura oficial do Seminário às 18h30min. Às 19h, o tema será os 70 anos da inclusão da mulher no tradicionalismo e às 20h, Vida e obra de Paixão Cortes, com Cezar Tomazzini.

A programação dos Festejos Farroupilhas terá prosseguimento com a realização do 11, Canto e Cantinho Farroupilha, nas dependências do CTG Farroupilha.

No dia 7 de setembro, ocorrerá a Cavalgada da Casa do Gaúcho e Deltasul, a partir das 14h, saída do CTG Farroupilha.

No dia 8, às 9h, escolha de peões e prendas mais bem pilchados a cavalo. Às 14h, a 4a. Mateada Farroupilha na Praça Getúlio Vargas.

A chegada da Chama Crioula ocorrerá no dia 13, vinda do Marco das Três Divisas, às 10h. A noite, missa da Semana Farroupilha, na Igreja Matriz.

No dia 14, ocorrerá o Desfile na localidade da Conceição, às 10h. Às 17h, palestra para os produtores rurais, no Galpão da Praça.

No dia 15, será o desfile dos gaúchos na Vila de Passo Novo, previsto para às 10h.

A caminhada do Jovem Tradicionalista, conforme o calendário da 4a. Região Tradicionalista. À noite, a realização da apresentação temática, a partir das 18h, na praça Getúlio Vargas.

O desfile do Dia do Gaúcho, no dia 20 de setembro, tem horário previsto para a realização às 9h.

Patrono dos Festejos Farroupilhas 2019 é Cezar Oliveira, e o tema “Vida e Obra de Paixão Cortes”. Em Alegrete, soma-se a comemoração dos 50 anos das Lojas Izolan e os 40 anos da Ótica Santa Luzia.

A Semana dos Festejos Farroupilhas é promovida pela Comissão Central dos Festejos com o apoio da Prefeitura de Alegrete.

DPCom PMA

Fonte: Prefeitura Municipal de Alegrete. 

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Edilberto Bérgamo prepara CD em comemoração aos 30 anos de carreira

Cordeonista, arranjador, cantor e compositor. Edilberto Bérgamo é um dos grandes nomes da música regional ...