Capa » PROSEANDO » Gauchadas de Ratinho Chaves

Gauchadas de Ratinho Chaves

Com o nosso cinchado quebra-costelas, estamos abrindo as cancelas de mais um PROSEANDO COM RATINHO CHAVES no nosso Mundo Tradicionalista. Desde já pedimos ao Patrão Celestial que abençoe cada um de vocês, para que juntos possamos a cada dia estar cultuando as tradições de nosso Rio Grande do Sul.

ciranda

CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS em sua 45ª edição foi realizada nos dias 21, 22 e 23 de maio na Cidade deRio Grande, onde foram eleitas as Prendas do Movimento Tradicionalista Gaúcho, gestão 2015/2016. A grande vencedora nesta edição foi a 7ª REGIÃO TRADICIONALISTA, com sede em Passo Fundo, que elegeu a 1ª Prenda Mirim Gabriely Portela Ramos, representante do CTG Sentinelas Do Pago, da cidade de Marau e a 1ª Prenda do Estado do Rio Grande do Sul, Marina Giollo, do CTG Lalau Miranda, de Passo Fundo, cidade está que será a sede da 46ª Ciranda Cultural de Prendas em 2016.

doacao

AÇÃO SOCIAL E SOLIDARIEDADE foi uma das ações da Coordenadoria Tradicionalista Municipal da cidade de São Gabriel, entidade que coordena o Movimento Tradicionalista na Terra dos Marechais, na última quarta-feira. A CTM, através de uma iniciativa e proposta do seu Patrão Márcio D’ávila, realiza na última quarta-feira de cada mês uma atividade de cunho social e solidário, onde as Entidades Tradicionalistas de São Gabriel realizam uma prova com doação de sangue, onde cada Entidade deve levar no mínimo 10 pessoas para fazer a doação de sangue, sendo que a entidade que levar maior número de doadores receberá um troféu durante a Semana Farroupilha de 2015. Nesta última quarta-feira, 27 de maio, o projeto “DO MESMO SANGUE GAÚCHO” teve coletadas 81 bolsas de sangue. Parabéns a CTM de São Gabriel pela iniciativa.

O próximo ENCONTRO DE PATRÕES E PRENDAS da 18ª REGIÃO TRADICIO18 RTNALISTA será realizado no dia 14 de junho de 2015, no CTG Fronteira Aberta, na cidade de Santana do Livramento, onde mais uma vez as Entidades Tradicionalistas da Região estarão reunidas com sua Coordenadoria Regional para debater, avaliar e planejar as últimas atividades realizadas e participadas pela 18ª RT, bem como definir as próximas ações desta Região Tradicionalista.

MENNATCHEMENNATCHÊ, um evento criado pelo Instituto Estadual de Educação Menna Barreto, da cidade de São Gabriel, que neste ano vai para sua 3ª edição, já está em pleno andamento. O Mennatchê que tem como objetivo principal levar as tradições gaúchas para dentro de um estabelecimento de ensino será realizado de 09 a 18 de setembro de 2015 no educandário. Em sua primeira edição, em 2013, foi realizado apenas em uma tarde de setembro. Já em 2014, o Mennatchê foi realizado em seis dias e neste ano será realizado em 08 dias. O evento deste ano terá: Concurso de Peões e Prendas, Cavalgada de Chama Crioula, Futebol de Bombacha, Apresentações Artísticas, Palestras, Exposição e Shows.

O CTG TARUMÃ, uma das Entidades Tradicionalistas mais antigas de São Gabriel, rLOGO TARUMAealizou no último dia 30 de maio, em sua sede social na Terra dos Marechais a troca de faixas de suas Prendas e crachás de seus Peões, que estarão representando a entidade na gestão 2015/2016. A Patroa do Tarumã, Déia de Souza e sua Patronagem, receberam os associados da Entidade e Convidados, com um grande Jantar Baile, onde foi servida uma belíssima Feijoada, com animação do Conjunto Os Tarumãs. Parabéns a Patroa e sua Patronagem pela excelente festa e que o CTG Tarumã, através de sua Patronagem e quadro social continue cada vez mais enaltecendo e cultuando as tradições de nosso Estado.

festejos farroupilhas

Está em andamento na cidade de São Gabriel mais uma RECULUTA FARROUPILHA MUNICIPAL, evento que desde 1997 é realizado na Terra dos Marechais, executado pela Coordenadoria Tradicionalista Municipal, onde durante todo o ano as Entidades Tradicionalistas filiadas a CTM disputam provas, artísticas, campeiras, esportivas e culturais, que valem pontos. Ao final da Reculuta, que é durante a Semana Farroupilha de cada ano, conforme a classificação final, após a soma de pontos, define-se a Ordem do Desfile Farroupilha de 20 de setembro em São Gabriel. Parabéns a CTM de São Gabriel que através deste evento, congrega, integra e une as Entidades Tradicionalistas de São Gabriel em prol de nossa cultura gaúcha.

CAFÉ DE CAMBONA, uma das festividades que marcou os 41 anos do CTG Querência Xucra, na cidade de São Gabriel, realizado no último dia 16 de maio de 2015, deixamos como sugestão a Coordenadoria Tradicafecionalista Municipal, entidade de coordena as atividades tradicionalistas da Terra dos Marechais, para que a cada mês realize uma festividade semelhante: “CAFÉ DE CAMBONA”, onde na manhã de um determinado sábado, na sede social de uma Entidade Tradicionalista, após os tradicionalistas saborear o café, fosse realizado: palestras, apresentações artísticas, mesa redonda, prosas,… sobre a nossa cultura gaúcha, pois estaríamos transmitindo as crianças e jovens, bem como a todos os tradicionalistas, o que tem de melhor na tradição gaúcha, como enriquecendo-os em sua cultura, para que a cada dia possamos repassar a atual e futuras gerações o que nossos antepassados proporcionaram de vivência na tradição gaúcha, além de integrar cada vez mais as entidades de São Gabriel. Fica a sugestão.

“Sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra.”

Sobre Leandro Chaves

Leandro Chaves
Professor e Tradicionalista. Filho de Italmir Maldonado Chaves (in memoriam) e Ana Maria Castro Chaves. Exerceu diversas funções em Entidades Tradicionalistas de São Gabriel; foi Sota-Capataz e Tesoureiro da 18ª Região Tradicionalista. Atualmente integra o Departamento Social do CTG Tarumã. É o idealizador do Mennatchê, um evento tradicionalista realizado no mês de Setembro, dentro de uma Escola Pública, que tem como objetivo cultuar as tradições do RS.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Feliz Ano Novo …

Foi muito bom!!! Muito Bom mesmo, contar sempre com a tua amizade, durante o ano ...