Capa » CAMPEIRA » Governo quer novo exame na égua Bionda e em todos os animais com exames negativos para o Mormo ainda não sacrificados

Governo quer novo exame na égua Bionda e em todos os animais com exames negativos para o Mormo ainda não sacrificados

Há dois meses da Semana Farroupilha, mais uma vez o assunto Mormo deixa os tradicionalistas apreensivos.

Um novo exame poderá ser realizado na égua Bionda. O anúncio aconteceu por uma orientação do Ministério da agricultura. Conforme foi apurado, o exame será feito em todos os animais que tiveram resultados negativos nos últimos meses no Rio grande do Sul. Cerca de 15 animais que tiveram o diagnóstico oficial positivo, para mormo, mas não foram sacrificados por liminares da Justiça. O teste de Western Blotting deverá ser realizado em Porto Alegre,(laboratório que está sendo credenciado) o exame é coletado através do sangue do animal.

Em contato com coordenador regional de Agricultura, Joal Pontes, ele disse que a informação é procedente. Mas que o processo é Judicial e até o momento não houve nenhuma notificação.

A reportagem esteve na Avenida Pedreiras e falou com a proprietária da égua, Inda Senew. Ela falou que a Bionda, “continua bem gorda e linda”, que o animal nunca apresentou sintomas da doença. Neste período Bionda que esteve prenhe perdeu o potrilho depois que nasceu. “No dia que ela deu cria chovia muito, o potrilho acabou caindo em uma vala e morreu” – lamenta

Mesmo assim, dona Inda já pensa em colocar a égua novamente em cria. Ela também salienta que o problema que eles questionaram no olho é devido a um espinho que a  machucou, há alguns anos. “Nunca teve um sinal de que a égua estivesse doente” – conclui.

Quanto a esse novo exame,  Rafael Faraco, o advogado que fundamentou a liminar embasada em resultado feito num laboratório do Texas, Estados Unidos, e que contrariou o exame de Maleína realizado pela Secretaria de Agricultura do Estado, ele não foi notificado até o momento de nenhuma medida judicial relativa ao caso.

Lembre o caso

Em 21 de agosto do ano passado, numa leva de 2000 mil exames até àquela data, apareceu um caso que deu positivo para Mormo. Era a égua Bionda. Durante meses o tema dominou os debates na imprensa e nos meios tradicionalista de todo Estado. O assunto só teve uma pausa quando uma liminar preservou a vida do animal e um exame apontado como o mais específico para detectar a doença foi realizado nos EUA e, deu negativo.

Passado quase um ano, o PAT voltou à propriedade que continua interditada e fotografou o animal. Compare a foto de agosto do ano passado e a de hoje, 15 de julho. A pegunta que fica é: um animal com a doença não teria desenvolvido nesses 11 meses nenhum sintoma do Mormo?

Fonte: Portal Alegrete Tudo.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Apresentação temática da Semana Farroupilha está confirmada para próxima segunda

Mesmo diante de todos os entraves e dificuldades financeiras que colocaram em risco a realização ...