Capa » CAMPEIRA » Inspetoria Veterinária alerta sobre a obrigatoriedade do exame de mormo

Inspetoria Veterinária alerta sobre a obrigatoriedade do exame de mormo

A realização de exame e apresentação do documento com resultado negativo é necessário para regularizar o cadastro do animal na Inspetoria.

A doença de mormo está espalhada no Estado. Desde a primeira ocorrência, outros catorze focos da doença foram identificados, com um total de 24 equinos com diagnóstico positivo no teste de maleína. Além disso, vinte e quatro propriedades estão sob investigação.

A médica veterinária, Nathalia de Bem Bidone, da Inspetoria de Caçapava, explica que o mormo é uma doença infecto-contagiosa dos equídeos causada pela bactéria Burkholderia mallei que pode ser transmitida também ao homem.

Os sintomas mais comuns são a presença de nódulos nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, catarro e pneumonia. A forma aguda é caracterizada por febre de 42ºC, fraqueza e prostração. A contaminação acontece pelo contato com material infectante (pus, secreção nasal, urina ou fezes).

“Sabendo-se da importância da criação de equinos no nosso município e da quantidade de eventos com aglomeração de animais reiteramos que é de caráter obrigatório a realização de exame e apresentação do documento com resultado negativo no ato de regularização do animal no cadastro desta inspetoria, bem como para qualquer movimentação destes animais. Cabe ao criador ter consciência das consequências desta doença e da necessidade de ter tudo regularizado em relação aos documentos do seu animal”, alerta a veterinária.

Por Tisa Lacerda – Fonte: Farrapo.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Piquete inova e conquista concurso com prato a base de peixe

Piquete 345: Desgarrados da República, do bairro Partenon, saiu do convencional e venceu o concurso. ...