terça-feira, 21 agosto 2018
Capa » PROSEANDO » Irresponsabilidade, incompetência… o porquê da falha?

Irresponsabilidade, incompetência… o porquê da falha?

semana farroupilha (1)Mais uma Semana Farroupilha foi aberta na Terra dos Marechais na última quinta-feira, 10 de setembro. A maior festa dos gaúchos, onde por mais de vinte anos acompanho a sua realização na nossa São Gabriel. A cada ano presenciamos a reverência dos Gaúchos, não só de nossa querência, mas dos pagos mais distantes, pelos Festejos Farroupilhas de São Gabriel.

O amor pelas nossas tradições gaúchas são vividos a cada segundo desta que é a semana mais esperada pelos que receberam de herança dos seus antepassados, que o amor pelo nossa cultura. Crianças, jovens, adultos, enfim, cada gaúcho vive intensamente cada momento de uma Semana Farroupilha, pois é nesta semana que podemos cultuar o que de mais belo existe em nossa cultura gaúcha.

Na Terra dos Marechais, o sangue caudilho corre nas veias de cada gaúcho, que espera por este momento para mostrar ao Rio Grande, ao Brasil e ao Mundo o que nossos antepassados deixaram de legado neste chão sulino.

E o que vimos na abertura da maior festa popular de nossa São Gabriel??? Irresponsabilidade. Incompetência. Falha. Talvez tudo junto. Por que não??? Pois a Coordenadoria Tradicionalista Municipal, a nossa CTM, organizadora dos Festejos Farroupilhas da Terra dos Marechais por 30 anos, teve que dar início aos Festejos Farroupilhas deste ano a luz da Chama Crioula, onde acreditamos que por falha e demora na solicitação e instalação do Transformador de Energia Elétrica fez com que o Parque Rincão das Carretas ficasse as escuras no momento da Abertura de nossa tão esperada Semana Farroupilha.

Em seu pronunciamento, o Patrão da CTM, Sr. Márcio D’Àvila, emocionado, disse aos Peões e Prendas que se encontravam presente, que a Coordenadoria Tradicionalista Municipal tinha feito a sua parte, mas o Executivo Municipal falhou com o órgão máximo de nosso Movimento Tradicionalista em São Gabriel. Pediu desculpas.

semana farroupilha (3)Mas eu completo Patrão seu pronunciamento. O EXECUTIVO MUNICIPAL DE SÃO GABRIEL não falhou só com a nossa CTM, falhou com os Gaúchos e Gaúchas da Terra dos Marechais, um total desrespeito com os tradicionalistas, pois deixou, talvez, por maldade, para pedir a instalação no último momento, esquecendo que os Gaúchos não tem memória curta e sabem que desde o encerramento da Semana Farroupilha do ano anterior já se sabe quando vai iniciar a próxima, além de ter a consciência, se tem, que o Parque Rincão das Carretas necessita deste transformador de energia elétrica para ter a iluminação necessária para o evento.

Patrão Márcio, não precisa pedir desculpas aos Tradicionalistas, vocês da CTM fizeram a sua parte, trabalham incansavelmente o ano inteiro para que tudo ocorra dentro da normalidade. A irresponsabilidade, a incompetência, a falha,… ou a maldade, sabemos que não é do Senhor e nem de sua Patronagem. E sim, do Poder Executivo que teria ficado de responsável para a instalação do “transformador”. semana farroupilha (2)

Mas não foi a falta de energia elétrica que ofuscou o brilhantismo da Abertura Oficial dos Festejos Farroupilhas na Terra dos Marechais, pois tínhamos a luz da nossa Chama Crioula que iluminou, clareou e fez com que sua chama acalentasse cada tradicionalista presente na solenidade.

Não foi também a ausência do Chefe do Executivo Municipal na Solenidade que deixou sem brilho a nossa Semana Farroupilha. Não compareceu por força de compromissos agendados anteriormente. Ora, Senhor Prefeito Municipal, compromisso agendado anteriormente??? Será que é desde Setembro de 2014 que este seu compromisso estava agendado??? Acredito que não. Mas a nossa Semana farroupilha já estava agendada desde Setembro de 2014, como ao final desta ficará agendada a de 2016.

Não somos “crianças”, somos Gaúchos Senhor Prefeito, não somos “brinquedo”, somos Tradicionalistas. Não somos “grosso”, somos autênticos e honramos o “fio do bigode”. Pode até tentar nos enganar, mas passar a perna em nós gaúchos será bem mais difícil.

Senhor Prefeito, respeite nós Gaúchos, pois somos caudilhos e a cada ano reverenciamos a nossa cultura que herdamos de nossos Pais.

Enfim, sem luz elétrica, mas com a luz de nossa Chama Crioula, sem a presença do Chefe do Executivo, mas com a presença principal e mais importante para nós, que são os Gaúchos e GaDSCN3641úchas de nossa São Gabriel, iniciamos mais uma Semana Farroupilha em nossa São Gabriel e temos a certeza que o Patrão da nossa Estância Maior está derramando todas suas benção sobre cada um de nós e vamos fazer a maior Semana Farroupilha da Terra dos Marechais.

Que as “falhas” ou “incompetência” ou “irresponsabilidade” ou maldade” ou … fique de alerta para que em 2016 estejamos todos nós novamente em mais uma Abertura Oficial da Semana Farroupilha, ai sim, com a presença da Energia Elétrica.

“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”.

Sobre Leandro Chaves

Leandro Chaves
Professor e Tradicionalista. Filho de Italmir Maldonado Chaves (in memoriam) e Ana Maria Castro Chaves. Exerceu diversas funções em Entidades Tradicionalistas de São Gabriel; foi Sota-Capataz e Tesoureiro da 18ª Região Tradicionalista. Atualmente integra o Departamento Social do CTG Tarumã. É o idealizador do Mennatchê, um evento tradicionalista realizado no mês de Setembro, dentro de uma Escola Pública, que tem como objetivo cultuar as tradições do RS.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Caçapavano ganha reconhecimento do MTG por atividades tradicionalistas

Na última sexta-feira (01/12) o Caçapavano Lucas Mota recebeu uma homenagem em reconhecimento aos serviços ...