quarta-feira, 17 outubro 2018
Capa » CAMPEIRA » Laboratório credenciado alerta para cuidados no exame do Mormo

Laboratório credenciado alerta para cuidados no exame do Mormo

Dos oito laboratórios habilitados do Estado a fazer exames de anemia infecciosa equina, um está em Alegrete.

Dentro da Clínica Saúde Animal, o laboratório tem certificação e vistoria periódica do Inmetro. E atesta aqui mesmo se um animal tem ou não a anemia infecciosa.

A médica veterinária, Ana Flavia Motta Gomes salienta que os donos de cavalos devem ficar atentos e procurar informações sobre os exames que devem ser feitos e o sangue coletado por veterinários credenciados.

Ela salienta que a clínica está à disposição para prestar todas as informações aos cavalarianos.

“Não se pode permitir que o dono do animal, por exemplo, colete o sangue e leve a um veterinário que, em muitos casos, só assina. Esse procedimento é muito sério. Mais de 40 profissionais estão aptos a fazer a coleta em Alegrete. ” E, no caso do mormo, o laboratório daqui envia para análise em Porto Alegre, coloca Ana Flávia.

Já em relação a influenza equina(gripe), o mesmo veterinário que for coletar o sangue pode dar um atestado se o animal está bem, neste sentido. Este vale por 30 dias. Se o dono optar pela vacina, esta vale por um ano.

Por sua vez, os exames do mormo e de anemia infecciosa têm validade por 180 dias.

Mas o mais importante de tudo isso é que os donos dos cavalos procurem veterinários credenciados, porque se alguém burlar pode ser pego e prejudicar todos os demais donos de cavalos que estão realizando os exames, conforme a exigência da Secretaria de Agricultura e Pecuária do RS, pondera Ana Flávia.

Fonte: Portal Alegrete Tudo.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Caçapavano ganha reconhecimento do MTG por atividades tradicionalistas

Na última sexta-feira (01/12) o Caçapavano Lucas Mota recebeu uma homenagem em reconhecimento aos serviços ...