Dos oito laboratórios habilitados do Estado a fazer exames de anemia infecciosa equina, um está em Alegrete.
Dentro da Clínica Saúde Animal, o laboratório tem certificação e vistoria periódica do Inmetro. E atesta aqui mesmo se um animal tem ou não a anemia infecciosa.
A médica veterinária, Ana Flavia Motta Gomes salienta que os donos de cavalos devem ficar atentos e procurar informações sobre os exames que devem ser feitos e o sangue coletado por veterinários credenciados.
Ela salienta que a clínica está à disposição para prestar todas as informações aos cavalarianos.
“Não se pode permitir que o dono do animal, por exemplo, colete o sangue e leve a um veterinário que, em muitos casos, só assina. Esse procedimento é muito sério. Mais de 40 profissionais estão aptos a fazer a coleta em Alegrete. ” E, no caso do mormo, o laboratório daqui envia para análise em Porto Alegre, coloca Ana Flávia.
Já em relação a influenza equina(gripe), o mesmo veterinário que for coletar o sangue pode dar um atestado se o animal está bem, neste sentido. Este vale por 30 dias. Se o dono optar pela vacina, esta vale por um ano.
Por sua vez, os exames do mormo e de anemia infecciosa têm validade por 180 dias.
Mas o mais importante de tudo isso é que os donos dos cavalos procurem veterinários credenciados, porque se alguém burlar pode ser pego e prejudicar todos os demais donos de cavalos que estão realizando os exames, conforme a exigência da Secretaria de Agricultura e Pecuária do RS, pondera Ana Flávia.
Fonte: Portal Alegrete Tudo.