Capa » ARTÍSTICA & CULTURAL » Livros “Imagens do meu Rio Grande do Sul antigo e seus vizinhos”

Livros “Imagens do meu Rio Grande do Sul antigo e seus vizinhos”

Seguindo a mesma linha do volume 1, chegou o segundo volume do livro “IMAGENS DO MEU RIO GRANDE DO SUL ANTIGO E SEUS VIZINHOS” onde o autor Bruno Martins Farias traz uma coletânea de mais de 700 ilustrações que mostram um pouco do que há pra se ver e se conhecer no nosso lindo e diverso território gaúcho. E, é claro, um pouco do nosso passado guerreiro que tanto marcou o jeito de ser de quem é daqui.
12016494_395197454011431_2121379923_n
Porém ao contrário do volume 1 (dedicado principalmente à vida e à lida no campo) o volume 2 é focado mais nas construções, nos monumentos e nos lugares históricos do nosso estado e região. E nas belezas naturais de diversas cidades do Rio Grande do Sul e dos vizinhos Uruguai, Argentina, Paraná e Santa Catarina, que também ajudaram a influenciar a nossa cultura.

Também são mostradas no livro algumas das guerras que mais marcaram a memória do povo do estado e da região: a Revolução Farroupilha, a Guerra do Paraguai e as revoluções de 1893 e de 1923. E algumas das principais fortificações da região como as fortalezas de Rio Pardo, de Caçapava do Sul e de Bagé. Entre diversas outras existentes nos países e estados limítrofes como os Fortes Santa Tereza e São Miguel no Uruguai, os fortes de Florianópolis e as fortificações e cidadelas fortificadas de Buenos Aires, Montevidéu e Colônia de Sacramento.

MAIS IMAGENS, MAIS CONTEÚDO E MAIS CORES

Assim como no primeiro volume, este não traz somente imagens antigas, mas também muitas fotos recentes de lugares históricos interessantes e bonitos da nossa região. São aproximadamente 100 cidades, lugares e fatos relacionados à história do Rio Grande do Sul e também do Uruguai, da Argentina, do Paraguai, do Paraná e de Santa Catarina. E, é claro, alguns dos principais personagens ligados a eles, representados em fotos, pinturas, desenhos e monumentos.

A publicação conta com centenas de pinturas, fotos, plantas, litografias e desenhos de diversos autores de variadas épocas, de entre os anos 1536 e 2015. E principalmente fotos recentes, sendo que aproximadamente 80% das páginas do VOLUME 2 são coloridas.

São mostrados locais não só das capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Montevidéu e Buenos Aires, mas sobretudo dos municípios do interior que costumam passar desapercebidos pela maioria das pessoas, ou então ficar isolados nas páginas de seus próprios livros de história, longe do grande público e dos moradores de outras cidades do estado e da região. E que, quando aparecem em publicações impressas, raramente são mostrados em imagens coloridas.

A maioria das fotos foram tiradas pelo próprio autor durante suas viagens pelo Rio Grande do Sul e arredores. E também por seus diversos colaboradores, como Valery Pugatsch, Roque Oliveira, Wilson Rosa da Fonseca, Ubirajara Buddin Cruz, Eliana Lúcio, Teresa Lenzi e tantos outros que emprestaram suas visões de dferentes lugares do estado e região para compôr este rico acervo de imagens.

CONHEÇA TAMBÉM O VOLUME 1
No volume 1 do livro “Imagens do meu Rio Grande do Sul antigo e seus vizinhos” são mais de 450 imagens relacionadas à história e à cultura gaúcha. Registros visuais de cenas comuns no Rio Grande do Sul, e nos vizinhos Argentina, Uruguai, Santa Catarina e Paraná.

Pinturas antigas retratando o sul entre os séculos 18 e 20; o gaúcho em fotos antigas; costumes; estâncias e casas de campanha; gado; mangueiras; tropeiros; frigoríficos e charqueadas antigas, entre outros. Imagens de época e fotos antigas e recentes, de diversos artistas e fotógrafos. Muitas coloridas, outras em p&b.

Os volumes 1 e 2 do livro “IMAGENS DO MEU RIO GRANDE DO SUL ANTIGO E SEUS VIZINHOS” está à venda em diversas cidades do RS e região, e também pode ser enviados por correio com dedicatória do autor pra qualquer lugar do Brasil. Assim como no primeiro volume, o volume 2 pode ser adquirido por R$ 39,90 a unidade. Pedidos podem ser feitos pela página do livro no Facebook www.facebook.com/imagensdoRS ou no email imagensdoRS@gmaill.com.

SAIBA ONDE COMPRAR: www.tinyurl.com/mapapontosdevenda

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Caçapavano ganha reconhecimento do MTG por atividades tradicionalistas

Na última sexta-feira (01/12) o Caçapavano Lucas Mota recebeu uma homenagem em reconhecimento aos serviços ...