terça-feira, 23 outubro 2018
Capa » PROSEANDO » MENNATCHÊ 2015 – A TRADIÇÃO GAÚCHA NA ESCOLA

MENNATCHÊ 2015 – A TRADIÇÃO GAÚCHA NA ESCOLA

O Instituto Estadual de Educação MENNA BARRETO tem a honra de convidar Vossa Senhoria para participar e prestigiar o III MENNATCHÊ, que estará sendo realizado no período de 09 a 18 de setembro de 2015, nas dependências da Escola.

Tchê aprochega vivente, pois as cancelas do III MENNATCHÊ já estão abertas, onde juntos estaremos cultuando as tradições de nosso Rio Grande Altaneiro.

MENNATCHE

O MENNATCHÊ, evento gaúcho criado pelo Instituto Estadual de Educação Menna Barreto, com o objetivo de cultuar e divulgar as tradições gaúchas durante a Semana Farroupilha dentro de um estabelecimento de ensino, está sendo preparado para mais uma vez buscar atingir todos seus objetivos e propósitos, mostrando que a cultura gaúcha está e estará sempre viva em cada coração dos gaúchos.

MENNATCHE (2)O III Mennatchê terá seu inicio no dia 09 de setembro de 2015 quando será realizado o Concurso de Prendas e Peões do Mennatchê e, será aberto oficialmente na sexta-feira, 11 de setembro de 2015, quando um grupo de cavalarianos da Escola, estará no Parque Rincão das Carretas buscando uma fagulha da Chama Crioula, que será entregue pelo Patrão da CTM, Márcio D’Ávila e será conduzida até o educandário, permanecendo até o encerramento do evento no dia 18 de setembro de 2015.

Palestras serão realizadas durante a semana do Mennatchê, com pessoas que estão sempre voltadas e participando ativamente da nossa Cultura Gaúcha. Apresentações Artísticas a cargo de Entidades Tradicionalistas estarão acontecendo durante o Mennatchê 2015, uma parceria que desde o primeiro Mennatchê existe entre a Escola e Entidades Tradicionalistas.

Projetos voltados à cultura do Rio Grande do Sul também passarão pelo palco de Mennatchê, dentre eles Símbolo da Hospitalidade, da Amizade e da Cultura Gaúcha: O CHIMARRÃO; Plantas Medicinais, bem como a apresentação de teatros sobre a Cultura do Rio Grande do Sul.

O Mennatchê também proporcionará aos esportistas e gaúchos o Futebol de Bombacha, onde Alunos e Professores participarão mais uma vez departidas de futebol devidamente pilchados e com os pés descalços, junto ao campo de futebol da Escola Ginásio São Gabriel.

Talentos e artistas locais e regionais estarão desfilando no palco do Mennatchê em sua terceira edição, proporcionando sempre aos alunos, professores, comunidade escolar, funcionários da escola e comunidade gabrielense uma semana de vivências e culto às tradições de nosso Rio Grande do Sul.

MENNATCHE (1)As cancelas do Mennatchê estarão abertas no mês de setembro no Instituto Estadual de Educação Menna Barreto, sempre buscando que seu objetivo principal seja totalmente atingido, que é proporcionar aos alunos “A TRADIÇÃO GAÚCHA NA ESCOLA” através de uma Semana Farroupilha dentro de um estabelecimento de ensino, e desde já a Direção do Menna Barreto CONVIDA TODOS GABRIELENSES para juntos participar do III MENNATCHÊ, onde com o apoio de todos, o sucesso, o prato principal do evento, será novamente alcançado.

MENNATCHE (4) MENNATCHE (5) MENNATCHE (3)

 “Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra.”

Sobre Leandro Chaves

Leandro Chaves
Professor e Tradicionalista. Filho de Italmir Maldonado Chaves (in memoriam) e Ana Maria Castro Chaves. Exerceu diversas funções em Entidades Tradicionalistas de São Gabriel; foi Sota-Capataz e Tesoureiro da 18ª Região Tradicionalista. Atualmente integra o Departamento Social do CTG Tarumã. É o idealizador do Mennatchê, um evento tradicionalista realizado no mês de Setembro, dentro de uma Escola Pública, que tem como objetivo cultuar as tradições do RS.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Feliz Ano Novo …

Foi muito bom!!! Muito Bom mesmo, contar sempre com a tua amizade, durante o ano ...