quinta-feira, 21 setembro 2017
Capa » ARTÍSTICA & CULTURAL » Museu do Gaúcho comemora 25 anos

Museu do Gaúcho comemora 25 anos

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Educação e Cultura, realizará nesta sexta-feira, 17, comemoração alusiva aos 25 anos do Museu do Gaúcho e Memorial de Alegrete “Ícaro Ferreira da Costa”.

A solenidade está marcada para às 11h, nas dependências do Museu do Gaúcho, localizado na Zona Leste da cidade e contará com a presença do diretor dos Museus da 6ª Região Museológica, Adilson Nunes de Oliveira.

De acordo com Jeferson da Costa Leite, coordenador do museu, as “Bodas de Prata” do Museu “Ícaro Ferreira da Costa” são em decorrência da assinatura da Lei 2250 de 1992, que reorganizou a estrutura administrativa da prefeitura na época e criou o museu, assinada pelo então prefeito José Rubens Pilar. “Em homenagem ao prefeito, que criou o museu, e também em comemoração aos 25 anos, será descerrado o quadro com a fotografia de José Rubens Pillar, na Galeria dos Prefeitos de Alegrete”, explica.

O Museu do Gaúcho e Memorial de Alegrete – Ícaro Ferreira da Costa pertence à 6ª Região Museológica e guarda, em seu acervo, a história de 200 anos sobre Alegrete. “São centenas de documentos, fotografias, objetos, roupas, painéis artísticos, entre outros itens”, observa Jeferson da Costa Leite.

A Diretora de Cultura do Município, Andrea de Oliveira, convida a comunidade para também participar do “Encontro dos Museus” e de visita às casas de cultura, com a seguinte programação:

10 h – Recepção no Museu Oswaldo Aranha (Praça Getúlio Vargas);

11h – “Bodas de Prata” do Museu Ícaro Ferreira da Costa e Memorial Alegrete e Descerramento de Quadro do Prefeito José Rubens Pillar na Galeria de Prefeitos do museu;

12h- Centro Cultural “Adão Ortiz Houayek” (Visitação);

13h – Almoço (por Adesão) no Restaurante Gardellon (Clube Casino);

14h- Museu de Arte “José Bicca de Medeiros”- MARA (Visitação);

14h30 – Museu Oswaldo Aranha – Mesa Redonda com a participação do diretor da 6ª Região Museológica do Sistema Nacional de Museus e da secretária municipal de Educação e Cultura;

Encerramento

Serviço:

Museu do Gaúcho e Memorial de Alegrete – Ícaro Ferreira da Costa

Endereço: Av. República Rio-Grandense,216

Bairro Santos Dumont

Telefone: (55) 3961 1667.

Fonte: Portal Alegrete Tudo.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Oito baixos: o princípio de tudo

O novo CD do músico gabrielense Edilberto Bérgamo “Oito Baixos de Botão” é um resgate ao ...