segunda-feira, 22 outubro 2018
Capa » CAMPEIRA » Nova reunião decide pelo cancelamento do Desfile Farroupilha em Santo Antônio

Nova reunião decide pelo cancelamento do Desfile Farroupilha em Santo Antônio

Cancelamento foi definido pelos presentes na reunião desta quarta-feira, dia 26, no CTG Porteira das Missões (Foto: Vladson Ajala)

Uma nova reunião entre a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), entidades e tradicionalistas decidiu pelo cancelamento do Desfile Farroupilha de 20 de setembro em Santo Antônio das Missões. O encontro foi realizado nesta quarta-feira, dia 26, às 19h, no CTG Porteira das Missões.

A decisão teve como motivos principais a preocupação com o mormo e a desistência do Piquete dos Farrapos em participar do Desfile – a entidade tradicionalista cancelou todas as atividades da Semana Farroupilha devido ao falecimento de Balduíno Ferreira, que além de integrante do piquete era filho do fundador Negro Betão e irmão da atual patroa, Vera Lúcia Ferreira. Na primeira reunião, quarta-feira passada, dia 20, a SMEC e as entidades decidiram esperar o resultado do reteste de mormo em cinco animais de uma propriedade do município para definir se faria um Desfile Farroupilha tradicional, com cavalos, ou um Desfile alternativo, sem os cavalarianos. O resultado da contraprova ainda não foi divulgado. Para a segunda opção, o ponto de partida seria a tradicional apresentação dos Farrapos, que já tinha decidido que não usaria equídeos desta vez. Sem eles e com pouco tempo para as outras entidades se organizarem, os presentes na reunião decidiram que o melhor era cancelar o Desfile Farroupilha no município, como já aconteceu em diversos outras cidades do Estado.

Uma nova programação para o dia 20 de setembro será estudada pela SMEC e as entidades. A reunião foi coordenada pela secretária municipal de Educação e Cultura, Rejane Miranda, e a coordenadora da SMEC, Roselaine Lottermann. Contou com a presença do prefeito Puranci Barcelos, do patrão do CTG Porteira das Missões, Luís Brill, do técnico agrícola João Balbé, da Inspetoria de Defesa Agropecuária, de outros tradicionalistas e de representantes da imprensa. Em relação à primeira, a reunião contou com uma participação bem menor de entidades, provavelmente pelo grande volume de chuva que caiu durante o dia.

Por Vladson Ajala

Fonte: Rádio 89.1 FM

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Caçapavano ganha reconhecimento do MTG por atividades tradicionalistas

Na última sexta-feira (01/12) o Caçapavano Lucas Mota recebeu uma homenagem em reconhecimento aos serviços ...