segunda-feira, 11 dezembro 2017
Capa » ARTÍSTICA & CULTURAL » Oito baixos: o princípio de tudo

Oito baixos: o princípio de tudo

O novo CD do músico gabrielense Edilberto Bérgamo Oito Baixos de Botão” é um resgate ao início de sua trajetória como acordeonista.

Aos seis anos Bérgamo ganhou seu primeiro acordeon – uma gaita de oito baixos. A partir desse momento iniciou seus estudos como músico. E, nesse quarto trabalho, o acordeonista relembra essa trajetória. “É um trabalho que me permite ir além do instrumentista. Pude rever as minhas raízes neste instrumento que é responsável pela minha formação. Voltei ao meu começo, com mais bagagem, mais estrada, mais estudo, com mais folclore”, destaca.

O trabalho do acordeonista é independente e conta com 11 faixas autorais que resgatam os ritmos mais tradicionais do instrumento. “Comecei com a música que dá nome ao CD, depois fui compondo por ritmos, deixando o repertório mais tradicional e condizente com a história da oito baixos”, revela. Entre os ritmos estão o xote, a valsa, a vaneira, o vaneirão, a polquinha e o limpa-banco. O álbum conta com a participação dos músicos Guilherme Collares no violão e Rogério Mello na percussão. Bérgamo vê esse CD como uma forma de contribuição para o repertório da oito baixos. “Através deste disco quero deixar algo da minha geração. Assim vai somar ao trabalho que os nossos mestres deixaram”, ressalta.

O acordeonista conta que a oito baixos foi a base de sua carreira: “A Oito Baixos é o princípio de tudo. Com ela me fiz gaiteiro, com ela ganhei prêmios importantes para minha carreira, com ela fiz músicas que alçaram visibilidade”.

Para adquirir o CD Oito Baixos de Botão acesse a página: facebook.com/oitobaixosdebotao/

Outros projetos

Além do CD, Bérgamo realizou outro sonho. O músico terá sua assinatura em um acordeon oito baixos da marca Minuano. E, em parceria com a AZS Captações, desenvolve um projeto de captação para as gaitas de botão que chegará ao mercado com o nome ZS 105 PW Modelo Edilberto. Os dois produtos estarão em breve no mercado.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Patrono dos Festejos Farroupilhas 2017 recebe homenagem

Aconteceu na noite de ontem (13) na localidade das Minas do Camaquã o tradicional jantar ...