segunda-feira, 18 junho 2018
Capa » CAMPEIRA » Para alívio dos tradicionalistas, agora exame do mormo vale por seis meses

Para alívio dos tradicionalistas, agora exame do mormo vale por seis meses

O transtorno que o Mormo causou a cavalarianos, em 2015, com o episódio de suspeita de mormo na égua Bionda e prejudicou toda Semana Farroupilha em Alegrete fez com que uma grande mobilização se formasse na cidade.

Reuniões com a coordenação da Campereada, dos Festejos Farroupilha com Prefeitura, vereadores, Ministério Público, Inspetoria Veterinária levantou dados que comprovam que não existe epidemia da doença no RS.

De acordo com Cléo Trindade, em 2015 foram feitos 54 mil exames de mormo em todo o Estado. Destes, menos de meio por cento atestou animais com suspeita da doença. Baseado nisso, a Secretaria de Agricultura e Pecuária do RS apressou a decisão de liberar a prorrogação do exame de dois para seis meses. Assim como o da anemia e equinos, esclarece Trindade.

Portanto, quem fizer o exame agora em junho vai ficar com a garantia até o desfile de 20 de setembro. Mas isso não quer dizer que os donos dos cavalos não tenham que cuidar e manter sempre a saúde dos seus animais,pondera.

São três os exames exigidos para a saúde cavalar: mormo, anemia infecciosa e contra a gripe equina. Os três custam 90 reais.

Fonte: Portal Alegrete Tudo.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Caravana da Produtividade passará em São Gabriel nesta sexta-feira (22)

São Gabriel, no RS, receberá 3ª edição da Caravana da Produtividade, ação que levará mais ...