segunda-feira, 18 junho 2018
Capa » CAMPEIRA » Piratini cancela desfile de cavalarianos por doença equina

Piratini cancela desfile de cavalarianos por doença equina

Desfile temático pode ser alternativa para celebração de data.

Em 2015, Piratini não realizará seu tradicional desfile de cavalarianos no dia 20 de setembro. A decisão foi tomada ontem à noite, quando representantes de entidades tradicionalistas do município debateram os perigos oferecidos pelo mormo, uma doença que é altamente contagiosa para animais, principalmente cavalos, e pode atingir humanos.

Para simbolizar o desfile de cavalarianos, o vereador Sérgio Castro (PDT) propôs que fosse feito um desfile temático para que a data máxima do Estado não passasse em branco. “Estamos estudando mecanismos de não cancelar todas as atividades. Com muito diálogo e troca de ideias, encontraremos o método de fazer uma celebração a data”, discorreu Castro.

Segundo o patrão do CTG 20 de Setembro, Gilson Gomes, todas as 10 entidades presentes na audiência concordaram com a não realização do desfile. “Entramos em comum acordo, devido aos riscos do mormo. Além disso, existem penalizações muito severas caso todos os equinos não tenham a documentação e vacinas exigidas”, disse Gomes.

Significado do Desfile de Cavalarianos
Na madrugada do dia 20 de setembro de 1835, os revolucionários insatisfeitos com os tratamentos do Império rumaram de Pedras Brancas (atual município de Guaíba), em direção a Porto Alegre. Eles tomaram a capital e a partir daquele momento, eclodia a Revolução Farroupilha.

Foto: Tainã Valadão
Reportagem: Tainã Valadão
Data: 11/08/2015 – 15h02min
Telefone: (53) 9999.8458 / 8407.7008
E-mail: contato@mundopiratini.com.br

Fonte: www.mundopiratini.com.br

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Caravana da Produtividade passará em São Gabriel nesta sexta-feira (22)

São Gabriel, no RS, receberá 3ª edição da Caravana da Produtividade, ação que levará mais ...