terça-feira, 11 dezembro 2018
Capa » CAMPEIRA » Procura por exame de Mormo ainda é tímida na cidade

Procura por exame de Mormo ainda é tímida na cidade

Há 24 dias do maior evento tradicionalista de Alegrete, os Festejos Farroupilhas além de manter os cavalos visualmente impecáveis para a grande festa, a preocupação é fazer os exames para garantir a saúde dos animais.

Dentre estes, está o exame do Mormo que, em 2015, causou todo aquele transtorno com a suspeita da égua Bionda estar com a doença e que depois foi comprovado o contrário, através de exame em laboratório nos Estados Unidos.

O coordenador dos Festejos, Cleo Trindade diz que os cavalarianos já estão fazendo os exames e este ano com ganhos, já que o exame do Mormo, por exemplo, tem validade de seis meses. E  também houve mudanças para melhor em relação a emissão das guias de transporte animal GTAs que agora valem por um mês.

Larrissa Morais, do Laboratório da Saúde Animal, informa que a procura esta retrancada e acredita que se deve ao fato que os donos dos cavalos querem deixar para fazer mais tarde para que os exames tenham validade até a Campereada.  Porém, alerta que devido à quantidade de cavalos em Alegrete, quem deixar para última hora corre o risco de não ter o resultado do exame em mãos em tempo hábil. E não participar da chegada da chama e nem do Desfile.

Isto porque o resultado demora de 10 a 12 dias. Outra coisa, para emitir a GTA, na Inspetoria Veterinária, o dono do cavalo deve ter em mãos os resultados dos exames de Mormo e anemia infecciosa, ambos com validade de 180 dias.

Já Lucas Hernandez, da AtendVet, informa que a procura para fazer o exame de mormo é boa em sua clínica, porque muitos querem garantir a saúde de seu cavalo, para o maior evento tradicionalista do RS, destaca o veterinário. O preço médio do exame para detectar a presença ou não do Mormo custa, em média, 100 reais já que, conforme Hernandez depende da quantidade de cavalos e a distância para a coleta de sangue.

Fonte: Portal Alegrete Tudo.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

46º Rodeio Nacional do CTG Os Praianos começa neste sábado (28)

Shows nacionais, apresentação de grupos tradicionalistas, gastronomia, danças, exposições e competições artísticas são alguns dos ...