segunda-feira, 19 Fevereiro 2018
Capa » PROSEANDO » Proseando com Julia Trindade Modernel

Proseando com Julia Trindade Modernel

Buenas gauchada!!! O proseando com Ratinho Chaves nesta semana traz a prosa que tivemos com a Julia Trindade Modernel, 1ª Prenda Mirim da 18ª Região Tradicionalista, que no próximo mês de maio estará representando as doze cidades que compõe esta Região Tradicionalista na 45ª Ciranda Estadual de Prendas, concurso que será realizado na cidade de Rio Grande, nos dias 21, 22 e 23 de maio do corrente ano.

Julia Trindade Modernel
Julia Trindade Modernel – 1ª Prenda Mirim 18ªRT

Julia Trindade Modernel desde criança já começou sua trajetória no Movimento Tradicionalista Gaúcho, acompanhada de seus Pais Claiton e Eliane Modernel, e tão logo conquistou o sucesso dentro dos Concursos de Prendas, em sua Terra Natal, São Gabriel e na Ciranda Regional de Prendas realizada em 2014, conquistando para a “Terra dos Marechais” o título que ostenta atualmente.

Julia, após conquistar o título de 1ª Prenda Mirim da 18ª Região Tradicionalista demonstrou por todas as querências visitadas que realmente é merecedora da faixa, pois desenvolve diversos trabalhos nas escolas, sempre levando a cultura e tradição gaúcha como ideal e na busca de novas crianças e jovens para integrar o Movimento Tradicionalista.

Durante a nossa prosa com a Julia Modernel não poderíamos deixar de questioná-la sobre alguns temas relevantes e, como sempre atenciosa, nos recebeu e deixou seu ponto de vista, e o que pretende fazer se eleita 1ª Prenda Mirim do Estado do Rio Grande do Sul.

O proseando com Ratinho Chaves iniciou sua prosa com a Julia Trindade Modernel, perguntando:

Como a 1ª Prenda Mirim da 18ª Região Tradicionalista vê a participação das crianças e jovens no Tradicionalismo? Julia foi enfática em sua resposta e nos disse: Muito importante, pois as crianças e os jovens são o futuro do nosso tradicionalismo e devido as suas ideias bastante inovadoras cada vez ganhamos mais força.

Dando prosseguimento a prosa, questionamos à sobre:

Quais as perspectivas que a 1ª Prenda Mirim da 18ª Região Tradicionalista vê para o futuro do tradicionalismo? Julia nos disse o seguinte: Ao ver a grande participação dos jovens e crianças em eventos organizados pelo MTG e pelas entidades tradicionalistas tenho boas perspectivas, pois nós jovens temos muito a colaborar com o movimento tradicionalista.

E a prosa prosseguia com a 1ª Prenda Mirim da 18ª RT e perguntamos a Julia:

Em um mundo globalizado, em sua opinião, quais as ações que as Entidades, Regiões Tradicionalistas e MTG deveriam fazer para manter ou aumentar a participação de crianças e jovens no tradicionalismo? A Prenda mais uma vez demonstrou amadurecimento e personalidade, apesar de ser apenas uma Prenda Mirim e nos disse: Acho que deveriam promover mais eventos voltados às crianças, mostrando a nossa cultura, incentivando a participação em rodeios artísticos e campeiros. Ensinando a elas o valor da participação e não somente o de vencer, mas sim, o valor de fazer novas amizades e o gosto pela nossa cultura.

Encerrando nossa prosa com a 1ª Prenda Mirim da 18ª Região Tradicionalista, o Proseando com Ratinho Chaves, não poderia deixar de questioná-la sobre:

cirandaSendo eleita 1ª Prenda Mirim do RS, quais são suas principais metas/ações para sua gestão? Julia Trindade Modernel nos disse: Vou manter meu projeto voltado à escola, buscando a participação dos pais, alunos e professores, pois é na educação infantil que se tem mais participação das crianças. Pois é onde nota-se maior interesse pela nossa cultura. Vou trabalhar para trazer mais crianças para o movimento tradicionalista juntamente com seus familiares e manter aqueles que já fazem parte. Fazer novas amizades, ajudar minha Região, divulgando nossa cultura e dentro do possível, conhecer nosso Rio Grande do Sul a fora.

O site Mundo Tradicionalista e a Coluna Proseando com Ratinho Chaves agradece a 1ª Prenda Mirim da 18ª Região Tradicionalista, Srta. Julia Trindade Modernel e seus Pais, que possibilitaram a nós esta prosa, simples e autêntica, onde possamos conversar sobre o nosso tradicionalismo e a ter a visão de nossa prenda sobre o Movimento Tradicionalista em nosso Estado.

O Mundo Tradicionalista e nossa coluna se coloca a disposição para juntos estarmos cada vez mais cultuando as tradições de nosso Rio Grande do Sul, pois somente com união, integração, parceria e divulgando o que de melhor existe em nossa cultura, vamos conseguir a cada dia mais adeptos ao nosso Movimento Tradicionalista, pois é um movimento saudável e que nos mostra o existe de melhor em um Estado Altaneiro, que com certeza, só trás o bem para sua sociedade.                          

“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”.

Sobre Leandro Chaves

Leandro Chaves
Professor e Tradicionalista. Filho de Italmir Maldonado Chaves (in memoriam) e Ana Maria Castro Chaves. Exerceu diversas funções em Entidades Tradicionalistas de São Gabriel; foi Sota-Capataz e Tesoureiro da 18ª Região Tradicionalista. Atualmente integra o Departamento Social do CTG Tarumã. É o idealizador do Mennatchê, um evento tradicionalista realizado no mês de Setembro, dentro de uma Escola Pública, que tem como objetivo cultuar as tradições do RS.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Feliz Ano Novo …

Foi muito bom!!! Muito Bom mesmo, contar sempre com a tua amizade, durante o ano ...