Capa » CAMPEIRA » Quaraí cancela Desfile de 20 de Setembro

Quaraí cancela Desfile de 20 de Setembro

Cidades como Piratini e Dom Pedrito já tinham decidido não realizar o tradicional desfile de cavalarianos de 20 de Setembro deste ano, em razão dos perigos oferecidos pelo Mormo, uma doença altamente contagiosa em animais, que também pode atingir humanos. Agora à noite (12) foi a vez das entidades e autoridades quaraienses cancelarem o tradicional desfile de 20 de Setembro em Quaraí.

Segundo informações divulgadas pelas respectivas cidades e no Estado, o foco da doença surgiu na cidade de Rolante, em junho deste ano. A zoonose é causada por uma bactéria que ataca mamíferos, na grande maioria equinos, podendo também contaminar os seres humanos que entrarem em contato com os animais doentes.

Um exame para detectar a doença custa cerca de R$ 250 (exame que poderá ser exigido pelo Estado para liberar o trânsito de cada cavalo). O cancelamento do Desfile de 20 de Setembro implicaria não somente na questão do tradicionalismo, mas na perda comercial, no turismo, enfim, a população será prejudicada no geral, mais antes está o quesito saúde que deve e será preservado.

Uma nova reunião programada para quinta feira 27 irá definir as alternativas para os festejos desta tradicional data.

Fonte: www.oquaraisense.com

Foto: www.olaserragaucha.com.br

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Caçapavano ganha reconhecimento do MTG por atividades tradicionalistas

Na última sexta-feira (01/12) o Caçapavano Lucas Mota recebeu uma homenagem em reconhecimento aos serviços ...