segunda-feira, 19 novembro 2018
Capa » PROSEANDO » República das Carretas será o tema dos festejos farroupilha de 2016

República das Carretas será o tema dos festejos farroupilha de 2016

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, presidida por Vinícius Brum, Presidente do IGTF, decidiu, no uso de suas competências, na última reunião, no mês de novembro, que o temário e a programação dos Festejos de 2016 serão organizados a partir do tema: “A REPÚBLICA DAS CARRETAS“, na comemoração dos 180 anos da Proclamação da República Rio-Grandenses.

Em razão disso, não haverá apresentação de propostas de temário para os festejos de 2016. A Comissão Estadual tratará de apresentar um roteiro básico do temário durante o Congresso Tradicionalista de Bento Gonçalves.

carretas 1

E, apresentação do tema foi realizada durante o 64º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado de 8 a 10 de janeiro em Bento Gonçalves, pelo presidente do IGTF – Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Luis Vinicius Brum. Os tópicos de abordagem, e que deverão inspirar as atividades de instituições ligadas ao tradicionalismo em todo Rio Grande do Sul, são 10:

1 – República, uma ideia: Res + publica (coisa de todos);

2 – Revolução Francesa e maçonaria: veículos de divulgação;

3 – A proclamação da República – Antonio de Souza Neto nos Campos do Seival;

4 – A instalação da República Rio-grandense – Eleição do Primeiro Governo. Piratini;

5 – Os Italianos na Revolução – republicanos e carbonários;

6 – A imprensa – todos os jornais da República Rio-grandense;

7- A organização do Governo – As carretas como meio de transporte dos documentos;

8 – A bandeira Farroupilha, o Hino Farroupilha e o Brasão: símbolos de República Rio-grandense;

9 – O fim da República – Ponche Verde. Um acordo para fim das hostilidades;

10 – Ressurge a República com a Proclamação no Brasil em 1889 – Deodoro da Fonseca e Benjamin Constant.

No Rio Grande do Sul, Julio de Castilhos e Borges de Medeiros. “Entendemos esta data, que marca os 180 anos de um episódio tão significativo na vida do estado e do país, deva ser revisitada, comemorada, debatida, e as discussões sobre o tema haverão de ampliar o espectro do conhecimento e da compreensão de nossa jornada enquanto cultura e sociedade identificáveis’, disse Brum.

carretas 2

A República das Carretas – Barbosa Lessa

A Guerra dos Farrapos aconteceu entre 1835 e 1845. Tendo à frente o General Bento Gonçalves da Silva, reuniu uma plêiade de heróis  como poucos já se viu: Davi Canabarro, Antonio de Souza Neto, Giuseppe e Anita Garibaldi, buscando a emancipação da província contra um Brasil cujo império intervinha de forma a comprometer gravemente a política econômica do Rio Grande do Sul.

Em 1836 implantou-se, na serra do Sudoeste, na cidade de Piratini (que tinha na época em torno de 1.000 habitantes), a capital da República Rio-grandense.  O livro “República das Carretas”, de Barbosa Lessa, flagra que a verdadeira capital em certo momento teve de sair de sua seara nada fortalecida e postar-se em carretas, atravessando campos, cidades, comandadas pelo ministro da Fazenda e Interior Domingos José de Almeida – um herói cujas armas eram documentos, saber administrar, providenciar recursos para os rebeldes, e sofrer de saudades a distância da família, ou seja, um herói autenticamente moderno.

Fonte: MTG-RS

“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”.

Sobre Leandro Chaves

Leandro Chaves
Professor e Tradicionalista. Filho de Italmir Maldonado Chaves (in memoriam) e Ana Maria Castro Chaves. Exerceu diversas funções em Entidades Tradicionalistas de São Gabriel; foi Sota-Capataz e Tesoureiro da 18ª Região Tradicionalista. Atualmente integra o Departamento Social do CTG Tarumã. É o idealizador do Mennatchê, um evento tradicionalista realizado no mês de Setembro, dentro de uma Escola Pública, que tem como objetivo cultuar as tradições do RS.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Caçapavano ganha reconhecimento do MTG por atividades tradicionalistas

Na última sexta-feira (01/12) o Caçapavano Lucas Mota recebeu uma homenagem em reconhecimento aos serviços ...