quinta-feira, 13 dezembro 2018
Capa » CAMPEIRA » Reunião dos Festejos anuncia boas notícias quanto aos cuidados com sanidade animal

Reunião dos Festejos anuncia boas notícias quanto aos cuidados com sanidade animal

A Comissão dos Festejos realizou dia 23, no CTG Farroupilha, uma reunião para expor as novas medidas da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária.

Tradicionalistas, patrões de CTGs lotaram o salão do Farroupilha. A reunião contou com a presença do juiz Francisco Morsch, da promotora Julia Flores Shuts, vice-prefeita – Preta Mulazzani , 4ª Região Tradicionalista, vereadores e secretários municipais.

Uma boa notícia a quem vai desfilar ou participar de rodeios quanto as exigências de sanidade animal, é que com a Resolução 003/2016, da Secretaria de Estado os prazos de validade dos exames foram prorrogados.

O exame de mormo, por exemplo, que valia por dois meses agora tem validade de seis meses. Quem fez para a Campereada ou Rodeio do CTG Oswaldo Aranha ainda está dentro do prazo de validade.

Outro ganho a quem tem cavalos é que as guias de transporte animal, as GTAS, a partir de agora, vão valer por toda a Semana dos Festejos, disse Cléo Trindade, presidente da Comissão dos Festejos.

Os representantes da Inspetoria Veterinária informaram que vão fazer um planejamento especial para agilizar a emissão de GTAs, devido ao grande número de animais em Alegrete. No Município existem, de acordo com dados  da Inspetoria, 23,424 equídeos – que inclui cavalos e muares.

Mas alertaram que mesmo com os novos prazos de exames, a fiscalização e controle do mormo continua em todo o Estado até porque existem animais com suspeita da doença em municípios vizinhos.

Então sempre é importante estar atento a saúde de seu animal, que agora no inverno também esta suscetível a gripe equina.

Fonte: Portal Alegrete Tudo.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

46º Rodeio Nacional do CTG Os Praianos começa neste sábado (28)

Shows nacionais, apresentação de grupos tradicionalistas, gastronomia, danças, exposições e competições artísticas são alguns dos ...