segunda-feira, 26 agosto 2019
Capa » PROSEANDO » São Gabriel prestou homenagem a CTM e ao MTG

São Gabriel prestou homenagem a CTM e ao MTG

Nesta semana vamos abordar aqui em nossa coluna no Mundo Tradicionalista a homenagem que o Poder Legislativo da Terra dos Marechais prestou a Coordenadoria Tradicionalista Municipal, CTM, que coordena o tradicionalismo em São Gabriel e ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, MTG.

FOTO 1 A

A homenagem do Poder Legislativo Gabrielense ao tradicionalismo do Rio Grande do Sul e da Cidade foi através de uma solicitação do Vereador Adão Valdeci Martins Santana (PTB), nobre Edil, muito ligado às causas de nosso Rio Grande.

A homenagem aconteceu no dia 15 de junho ultimo, da qual homenageou esses dois órgãos que coordenam o Movimento Tradicionalista no RS e na Terra dos Marechais, devido a passagem dos 30 anos de fundação da CTM de São Gabriel e aos 50 anos do MTG.

O plenário do Poder Legislativo Gabrielense ficou lotado de tradicionalistas de São Gabriel, Região e do RS, para acompanhar a homenagem. A Presidência do Poder Legislativo, através da Vereadora Karen Lannes, referendou a proposição apresentada pelo Vereador Adão Santana, pois as homenagens são uma forma de reverência e importância às tradições gaúchas.

FOTO 1 B

Pelo MTG, o seu Presidente Nairoli Callegaro recebeu a homenagem e pela CTM foi recebido pelo Patrão da CTM, Márcio D’Ávila, que enalteceram e destacaram a importância do Movimento Tradicionalista para a história de São Gabriel e do Rio Grande, onde agradeceram o Poder Legislativo Gabrielense pelo reconhecimento. “Nossa identidade foi forjada por meio das tradições, em um processo que resultou no MTG, onde estamos vivendo uma jovem instituição e que carrega a memória de nossa cultura e ficamos muito honrados com esta homenagem“, resumiu o Presidente.

FOTO 1 C

Já o Patrão da Coordenadoria Tradicionalista Municipal, Márcio Davila destacou: “É muito gratificante para gente, que temos trinta anos de batalhas e lutas pela cultura do Estado e que hoje, mobilizamos as entidades durante todo o ano pela promoção das tradições, com a Reculuta, que é uma das maiores do Rio Grande do Sul, que revela talentos para todo o Estado“.

A Vereadora Karen Lannes, Presidente do Legislativo ressaltou a importância de se reconhecer um movimento organizado e que fortalece as tradições culturais como as duas entidades. “São entidades que divulgam a cultura gaúcha e promovem eventos tão bonitos e que agregam para suas comunidades, a Câmara cumpre seu papel de apoiar a cultura com esta homenagem. Agradecemos esta parceria e reconhecimento, e podem contar conosco sempre“.

Além do Presidente do MTG e do Patrão da CTM, outros tradicionalistas de destaque no RS prestigiaram o evento, como o Conselheiro Benemérito e Ex-Presidente do MTG Zeno Dias Chaves, o Coodenador da 18ª Região Tradicionalista, Gilberto Silveira, além de Patrões e Patroa das entidades tradicionalistas de São Gabriel e região.

(Fotos: Créditos ao blog Caderno 7- São Gabriel)

“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”.

Sobre Leandro Chaves

Leandro Chaves
Professor e Tradicionalista. Filho de Italmir Maldonado Chaves (in memoriam) e Ana Maria Castro Chaves. Exerceu diversas funções em Entidades Tradicionalistas de São Gabriel; foi Sota-Capataz e Tesoureiro da 18ª Região Tradicionalista. Atualmente integra o Departamento Social do CTG Tarumã. É o idealizador do Mennatchê, um evento tradicionalista realizado no mês de Setembro, dentro de uma Escola Pública, que tem como objetivo cultuar as tradições do RS.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

2° Entrevero Artístico do CTG Dênio Flores

O Centro de Tradições Gaúchas Dênio Flores promove seu 2° Entrevero Artístico e tem a ...