Capa » PROSEANDO » São Gabriel prestou homenagem a CTM e ao MTG

São Gabriel prestou homenagem a CTM e ao MTG

Nesta semana vamos abordar aqui em nossa coluna no Mundo Tradicionalista a homenagem que o Poder Legislativo da Terra dos Marechais prestou a Coordenadoria Tradicionalista Municipal, CTM, que coordena o tradicionalismo em São Gabriel e ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, MTG.

FOTO 1 A

A homenagem do Poder Legislativo Gabrielense ao tradicionalismo do Rio Grande do Sul e da Cidade foi através de uma solicitação do Vereador Adão Valdeci Martins Santana (PTB), nobre Edil, muito ligado às causas de nosso Rio Grande.

A homenagem aconteceu no dia 15 de junho ultimo, da qual homenageou esses dois órgãos que coordenam o Movimento Tradicionalista no RS e na Terra dos Marechais, devido a passagem dos 30 anos de fundação da CTM de São Gabriel e aos 50 anos do MTG.

O plenário do Poder Legislativo Gabrielense ficou lotado de tradicionalistas de São Gabriel, Região e do RS, para acompanhar a homenagem. A Presidência do Poder Legislativo, através da Vereadora Karen Lannes, referendou a proposição apresentada pelo Vereador Adão Santana, pois as homenagens são uma forma de reverência e importância às tradições gaúchas.

FOTO 1 B

Pelo MTG, o seu Presidente Nairoli Callegaro recebeu a homenagem e pela CTM foi recebido pelo Patrão da CTM, Márcio D’Ávila, que enalteceram e destacaram a importância do Movimento Tradicionalista para a história de São Gabriel e do Rio Grande, onde agradeceram o Poder Legislativo Gabrielense pelo reconhecimento. “Nossa identidade foi forjada por meio das tradições, em um processo que resultou no MTG, onde estamos vivendo uma jovem instituição e que carrega a memória de nossa cultura e ficamos muito honrados com esta homenagem“, resumiu o Presidente.

FOTO 1 C

Já o Patrão da Coordenadoria Tradicionalista Municipal, Márcio Davila destacou: “É muito gratificante para gente, que temos trinta anos de batalhas e lutas pela cultura do Estado e que hoje, mobilizamos as entidades durante todo o ano pela promoção das tradições, com a Reculuta, que é uma das maiores do Rio Grande do Sul, que revela talentos para todo o Estado“.

A Vereadora Karen Lannes, Presidente do Legislativo ressaltou a importância de se reconhecer um movimento organizado e que fortalece as tradições culturais como as duas entidades. “São entidades que divulgam a cultura gaúcha e promovem eventos tão bonitos e que agregam para suas comunidades, a Câmara cumpre seu papel de apoiar a cultura com esta homenagem. Agradecemos esta parceria e reconhecimento, e podem contar conosco sempre“.

Além do Presidente do MTG e do Patrão da CTM, outros tradicionalistas de destaque no RS prestigiaram o evento, como o Conselheiro Benemérito e Ex-Presidente do MTG Zeno Dias Chaves, o Coodenador da 18ª Região Tradicionalista, Gilberto Silveira, além de Patrões e Patroa das entidades tradicionalistas de São Gabriel e região.

(Fotos: Créditos ao blog Caderno 7- São Gabriel)

“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”.

Sobre Leandro Chaves

Leandro Chaves
Professor e Tradicionalista. Filho de Italmir Maldonado Chaves (in memoriam) e Ana Maria Castro Chaves. Exerceu diversas funções em Entidades Tradicionalistas de São Gabriel; foi Sota-Capataz e Tesoureiro da 18ª Região Tradicionalista. Atualmente integra o Departamento Social do CTG Tarumã. É o idealizador do Mennatchê, um evento tradicionalista realizado no mês de Setembro, dentro de uma Escola Pública, que tem como objetivo cultuar as tradições do RS.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Caravana da Produtividade passará em São Gabriel nesta sexta-feira (22)

São Gabriel, no RS, receberá 3ª edição da Caravana da Produtividade, ação que levará mais ...