Capa » ÚLTIMOS CHASQUES » Semana Farroupilha 2015 – Esteio/RS – Inscrições de Piquetes

Semana Farroupilha 2015 – Esteio/RS – Inscrições de Piquetes

Faltam poucos dias para os amantes do tradicionalismo gaúcho cadastrarem seus piquetes para a maior festa de Esteio. As inscrições para a Semana Farroupilha seguem até o próximo dia 25 de junho na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900). O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Arte e Cultura (SMAC), será realizado de 13 a 20 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil.

Para efetuar a inscrição, os interessados devem ir pessoalmente à Casa de Cultura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Para efetuar o cadastro, as entidades deverão solicitar o espaço por escrito e anexar a documentação (veja a lista abaixo). Para montar piquete no Parque, as entidades precisam apresentar projetos que envolvam oficinas, palestras e exposições, entre outras atividades de valorização da cultura gaúcha.

Os participantes e a distribuição dos espaços serão escolhidos pela equipe da SMAC, observando a relevância cultural. Até a tarde desta terça-feira (16), 45 entidades já haviam realizado as inscrições.
Em 2014, foram montados cinco CTGs e 96 piquetes nos pavilhões Internacional, do Artesanato e da Agricultura Familiar do Parque Assis Brasil. A expectativa da SMAC é que este ano a participação seja semelhante.

Mostra Cultural: No ano passado, entre os piquetes, o primeiro da mostra cultural lugar ficou com o Rancho Montenegro e a sua Venda do Vô Nariga. O vencedor entre as entidades tradicionalistas filiadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) foi o Piquete Galpão do Boqueirão. Para a competição, são avaliados quesitos como hospitalidade, organização, originalidade e atendimento às escolas.

No dia 30 de junho, haverá uma reunião com os selecionados, às 19h, na Casa de Cultura, para tratar sobre a Mostra Cultural e outros detalhes da Semana Farroupilha. A não participação no encontro poderá servir como critério de exclusão do piquete.

Inscrições de piquetes para Semana Farroupilha de Esteio
Quando: Até 25 de junho (de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h).
Local: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900).

Documentos necessários:
– Comprovante de residência (endereço do responsável pelo piquete);
– Cópia de RG e CPF do responsável pelo piquete;
– Proposta de trabalho (projeto cultural) para acolhimento de alunos das escolas, como oficinas, palestras e exposições que valorizem a cultura gaúcha;
– Telefone e e-mail para contato;
– Os piquetes que possuírem Motor Home devem informar por escrito.

Texto: Cassiano Cardoso.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Esteio

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Apresentação temática da Semana Farroupilha está confirmada para próxima segunda

Mesmo diante de todos os entraves e dificuldades financeiras que colocaram em risco a realização ...