Capa » PROSEANDO » Um Ano de Proseando com Ratinho Chaves

Um Ano de Proseando com Ratinho Chaves

Há um ano começavamos nossa participação no mundotradicionalista.com.br, todas as segundas-feiras, trazendo o que estava acontecendo no tradicionalismo gaúcho, seja na nossa São Gabriel ou espalhado por este Rio Grande do Sul.

Tivemos a oportunidade de prosearmos com cada gaúcho deste pago sulino, que nele reside ou está espalhado por este Mundo de Deus. Trouxemos os mais relevantes assuntos, desde a prosa com tradicionalistas que ficaram marcados em nossa história até os temas mais polêmicos que envolvem a tradição desta terra.

Relembramos quais os significados de tradição, tradicionalismo, a importância deles no contexto cultural do Estado, bem como fizemos um histórico de nossa Região Tradicionalista, além de questionarmos o Movimento Tradicionalista Gaúcho, MTG, sobre questões pontuais e importantes para o esclarecimento dos tradicionalistas.

Tivemos a oportunidade de acompanharmos na íntegra a Semana Farroupilha de São Gabriel, todos os seus acontecimentos, bom e ruim. Acompanhamos o descaso do Poder Público de São Gabriel com os gaúchos da Terra dos Marechais, onde pela primeira vez na história um chefe de executivo se fez ausente e a Semana Farroupilha foi aberta sem a Energia Elétrica, por descaso do Governo Municipal.

Abordamos no Proseando com Ratinho Chaves a questão do “Mormo”, que deixou os gaúchos apreensivos no que se refere aos eventos com aglomeração de animais. Acompanhamos o cancelamento de muitos Desfiles Farroupilha em virtude desta doença equina. Tivemos e estamos sempre atentos a todas as questões relacionadas ao Mormo.

Homenageamos tradicionalistas, questionamos tradicionalistas e debatemos com cada um dos gaúchos o nosso Movimento Tradicionalista, sempre em alto nível, enaltecendo e questionando-osquando da realização que algum ato falho.

Estivemos sempre atentos aos eventos do nosso tradicionalismo, como Cirandas Culturais, Entrevero de Peões, Semana Farroupilha, Eleições dos órgãos que coordenam o Movimento Tradicionalista nas cidades, Regiões e no MTG, além de prosearmos sobre as principais entidades de São Gabriel.

Acompanhamos atentamente todos os acontecimentos ligados ao nosso tradicionalismo e esperamos que nesta nova etapa que se inicia, possamos novamente a cada semana, com a permissão de nosso Patrão Celestial, aqui estar, debatendo, questionando, trazendo o que está acontecendo no mundo do tradicionalismo, seja de bom ou que deixe a desejar, mas sempre com o intuito de questionar e buscar cada vez mais o engrandecimento de nossa tradição gaúcha.

Obrigado ao mundotradicionalista.com.br, sua direção e apoiadores, por permitir ao Ratinho Chaves estar a cada semana proseando com os gaúchos espalhados por este Mundo Grande de Deus.

“Povo que não tem virtude acaba por ser escravo”.

Sobre Leandro Chaves

Leandro Chaves
Professor e Tradicionalista. Filho de Italmir Maldonado Chaves (in memoriam) e Ana Maria Castro Chaves. Exerceu diversas funções em Entidades Tradicionalistas de São Gabriel; foi Sota-Capataz e Tesoureiro da 18ª Região Tradicionalista. Atualmente integra o Departamento Social do CTG Tarumã. É o idealizador do Mennatchê, um evento tradicionalista realizado no mês de Setembro, dentro de uma Escola Pública, que tem como objetivo cultuar as tradições do RS.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Apresentação temática da Semana Farroupilha está confirmada para próxima segunda

Mesmo diante de todos os entraves e dificuldades financeiras que colocaram em risco a realização ...