quarta-feira, 21 novembro 2018
Capa » PROSEANDO » Vivenciando o passado…

Vivenciando o passado…

É de grande importância conhecer, cultuar e difundir nossa história, nossa formação, nosso folclore, nossas origens, enfim, nossas tradições. Temos que sensibilizar, incentivar a comunidade, as nossas crianças e adolescentes a cultuar a tradição e a cultura gaúcha, realizando dentro de nossas entidades eventos como: seminários, debates, palestras e afins, para apresentar aos participantes a história e os valores do verdadeiro sentido do tradicionalismo.

E as pessoas que estão a frente das entidades, devem ter a responsabilidade e o compromisso de difundir esse ideal. Pois, no passado, os jovens não tiveram a oportunidade de vivenciar os fatos que construíram e formaram o povo gaúcho. Por mais que existam narrativas históricas, o contato com quem já vivenciou e é conhecedor do assunto torna o aprendizado mais próximo do hoje.

Um grande exemplo dessa figura tradicionalista, é o querido Tio Zeno, como é carinhosamente chamado por prendas, peões e tradicionalistas. Os quais, sempre relatam as grandes conversas sobre a história do Rio Grande do Sul, as conquistas e combates com ricos detalhes, que somente quem viveu pode contar.

Adquirindo esse conhecimento, as futuras gerações terão sempre viva a chama do povo gaúcho e sua importância na história.

Sobre Déia Souza

Déia Souza
Professora Municipal, formada em Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial. Foi diretora das escolas municipais: Menino Jesus CAIC e Ginásio São Gabriel. Foi Chinoca Farroupilha do CTG Sinuelo do Pago e 1ª Prenda do Grupo Chilenas de Prata. Foi Diretora Cultural do CTG Tarumã, da CTM e da 18ª RT. Integrante do Grupo de Artes Folclóricas Os Chirús e atual Patroa do CTG Tarumã.

BOMBEIA TAMBÉM, TCHÊ!

Feliz Ano Novo …

Foi muito bom!!! Muito Bom mesmo, contar sempre com a tua amizade, durante o ano ...